Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126281
Título: CalcMadeira: cálculo de peças de madeira roliça e serada.
Autor: COSTA, T. C. e C. da
CAMPANHA, M. M.
FRANÇA, L. F.
GONTIJO NETO, M. M.
CASTRO, R. V. de O.
SANTOS, T. H. P. dos
VIEIRA, R. da S.
Afiliación: THOMAZ CORREA E CASTRO DA COSTA, CNPMS; MONICA MATOSO CAMPANHA, CNPMS; Luiz Fernando França; MIGUEL MARQUES GONTIJO NETO, CNPMS; Renato Vinícius de Oliveira Castro; Thiago Herique Prates dos Santos; Renato da Silva Vieira.
Año: 2020
Referencia: In: OLIVEIRA, R. J. de (Org.). Engenharia florestal: desafios, limites e potencialidade. Rio de Janeiro: Científica, 2020.
Páginas: p. 205-223.
Descripción: O comércio de madeira não processada estabelece o preço em volume (metros cúbicos ou estéreo) e o produtor, ao vender suas árvores, pela dificuldade em estimar produtos madeireiros, não sabe quantas peças podem ser beneficiadas, no caso de madeira roliça ou serrada. Para obter esta informação foi desenvolvido um software web para calcular peças de madeira roliça e serrada que um conjunto de árvores ou toras individuais pode fornecer. O usuário pode informar as dimensões em largura e espessura, por intervalo ou fixas. Os cálculos são realizados por meio de funções dendrométricas e relações trigonométricas. Para madeira serrada foram implementados 6 modelos de padrão de corte, com a opção de cálculo de receita das peças. Os potenciais usuários são produtores rurais e empresas que plantam florestas, e empresas de desdobro da madeira (serrarias).
Thesagro: Floresta
Serraria
Palabras clave: Mensuração florestal
Floresta plantada
Multiproduto florestal
DOI: 10.37885/200600517
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPMS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CalcMadeira.pdf1.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace