Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127046
Título: Caracterização de fluorescência de carbon dots visando sua aplicação no cultivo de microalgas.
Autoria: LIMBERGER, S. N.
TURATI, D. F. M.
FARIA, R. G.
RODRIGUES, M. O.
RONCARATTI JÚNIOR, L. F.
GARCIA, L. C.
GAMBETTA, R.
JUNGMANN, L.
Afiliação: Samuel Nunes Limberger, Universidade de Brasília; Daniela Flávia Machado Turati; Rogério Gomes Faria, Universidade de Brasília; Marcelo Oliveira Rodrigues, Universidade de Brasília; Luiz Fernando Roncaratti Júnior, Universidade de Brasília; LORENA COSTA GARCIA CALSING, CNPAE; ROSSANO GAMBETTA, CNPAE; LETICIA JUNGMANN CANCADO, CNPAE.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
Páginas: p. 15-21.
Conteúdo: O cultivo de microalgas pode representar uma possibilidade interessante para a produção de combustíveis renováveis, porém ainda não é economicamente viável para essa finalidade. Alguns estudos demonstram incremento na produção de biomassa algal ao utilizar, no cultivo, carbon quantum dots (CQD), nanopartículas florescentes de carbono. Ainda não há um consenso sobre o mecanismo de interação dos CQDs com as microalgas, podendo ser: ou por melhorar a eficiência na captura de luz, ou por gerar carbono inorgânico in situ. Neste trabalho foi feita a caracterização físico‑química preliminar de um CQD para sua aplicação no cultivo de microalgas, de modo a fornecer bases para compreensão do mecanismo de ação nas microalgas. Ensaios fluorimétricos foram realizados com um CQD em diferentes pHs (5, 6, 7, 8 e 9) e após diferentes intervalos de tempo expostos à luz (0, 7 e 14 dias). Os resultados indicam que o pH muda o perfil da fluorescência, o que pode ser causado pela existência de grupos carboxila na superfície do CQD estudado. Além disso, há fotodecomposição das nanopartículas, essa reação se estabiliza após 7 dias. Os CQDs são menos afetados em pHs alcalinos do que em pHs ácidos. Dessa forma, os CQDs serão degradados durante o cultivo e sua fluorescência não será estável ao longo do tempo, o que sugere que se faça uma investigação sobre se os fragmentos dos CQDs podem ser utilizados como fonte de carbono pelas microalgas.
Thesagro: Microalga
Biocombustível
NAL Thesaurus: Microalgae
Biofuels
Palavras-chave: Fluorescência
Carbon quantum dots
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizac807a771o-de-fluoresce770ncia-2020.pdf518,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace