Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127077
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroenergia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MARINHO, L. H. N.
SOARES, I. P.
MEDINA, C. de C.
GUEDES, C. L. B.
Additional Information: Luis Henrique Nogueira Marinho, Universidade Estadual de Londrina; ITANIA PINHEIRO SOARES, CNPAE; Cristiane de Conti Medina, Universidade Estadual de Londrina; Carmen Luisa Barbosa Guedes, Universidade Estadual de Londrina.
Title: Viabilidade técnica e econômica de uso do óleo fúsel em mistura com o etanol combústivel.
Publisher: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
Pages: p. 267-272
Language: Portugues
Keywords: Setor sucroenergético
Valor Presente Líquido
Description: Atualmente, o mercado mundial voltado ao consumo de combustíveis vem buscando fontes renováveis, limpas e com resultado financeiro mais atrativo, no que tange à produção de biocombustíveis. No Brasil, o biocombustível mais utilizado é o etanol combustível, derivado do setor sucroenergético, que tem ofertado ao mercado volumes significativos de coprodutos, como o óleo fúsel, que é bastante utilizado como matéria-prima em outros processos. Neste sentido, este estudo teve por objetivo analisar a mistura de etanol combustível com óleo fúsel contendo 14 e 34% de água para verificar o limite máximo da adição no etanol, além de analisar a viabilidade econômica da mistura, a fim de aumentar a rentabilidade deste coproduto. A metodologia utilizada neste estudo foi baseada nas normas vigentes pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e reproduzida em laboratório por meio de ensaios técnicos. O estudo mostrou que até 0,5% do óleo fúsel contendo 34% de água pode ser incorporado ao etanol, resultando em um aumento na receita de R$314.000,00 por safra de 200 dias. Apesar dos dispêndios econômicos necessários para possibilitar o projeto, o cálculo do Valor Presente Líquido ? VPL confirmou a viabilidade econômica do projeto, que se paga antes mesmo do primeiro ano, agregando portanto, maior receita a usina.
Thesagro: Cana de Açúcar
Biocombustível
Etanol
NAL Thesaurus: Cane sugar
Biofuels
Ethanol fuels
Data Created: 2020-11-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Viabilidade-te769cnica-e-econo770mica-2020.pdf223,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace