Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorALMEIDA, L. L.
dc.contributor.authorSANTOS, P. S. dos
dc.contributor.authorFELIZZOLA, J. F.
dc.date.accessioned2020-12-02T09:03:23Z-
dc.date.available2020-12-02T09:03:23Z-
dc.date.created2020-12-01
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationIn: SILVA-MATOS, R. R. S. da; SOUZA, G. M. M. de; COSTA, A. C. S. (Org.). Meio Ambiente: Inovação com Sustentabilidade. Ponta Grossa: Atena, 2019.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127385-
dc.descriptionO solo é constituído por partes sólidas, líquidas e gasosas, sendo tridimensionais, dinâmicas e formadas por materiais minerais e orgânicos que ocupam a maior parte do manto superficial, presentes nas extensões continentais da terra. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo monitorar a dinâmica do carbono dissolvido, presente na solução do solo em duas microbacias paraenses. Observou-se entre os anos de 2014 e 2015, os teores de Carbono Orgânico Dissolvido (COD), Carbono Inorgânico Dissolvido (CID) e Carbono Total Dissolvido (CTD) presentes em amostras em profundidades de 30 e 60 cm de seis Agrossistemas (Vegetação ripária, SAFs, Capoeira com regeneração de até 20 anos, Agricultura de derruba e queima, Agricultura sem queima/Trituração e Pastagem) em duas microbacias (Microbacia do Igarapé Cumaru/MIC e Microbacia do Igarapé São João/MISJ), localizadas no município de Igarapé Açú, nordeste paraense. Estas foram coletadas por meio de sondas extratores de sucção de cápsula porosa, filtradas em microfibra de vidro (para análise de COD) e microfibra de acetato de celulose (para análise de CID), armazenadas em câmara escura a 4°C. Os resultados destas mostraram uma variedade espaço-temporal e em profundidade nos teores de COD e CTD e variação de forma heterogênea de CID, com elevados teores de COD e CTD nos Agrossistemas Pastagem e Queima e baixos nos SAFs e na Vegetação Ripária. Estes nos mostram a influência do uso indevido do solo no fluxo de carbono da região estudada e da condição dos SAFs como sistema sustentável.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFluxo de carbono
dc.subjectSolução solo
dc.subjectMicrobacias paraenses
dc.titleAvaliação do teor de carbono em amostras de solução solo em diversos agrossistemas do município de Igarapé Açu - Pará.
dc.typeParte de livro
dc.format.extent2Cap. 8, p. 63-71.
riaa.ainfo.id1127385
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-01
dc.identifier.doi10.22533/at.ed.4541901108
dc.contributor.institutionLeonardo Lemos Almeida, UFPA; Patricia Silva dos Santos, ESTÁCIO; JULIANA FEITOSA FELIZZOLA, CPATU.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap8.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace