Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMELO, R. W. N. de
dc.contributor.authorANDREANI, L.
dc.contributor.authorRIBEIRO, J. A. de A.
dc.contributor.authorRODRIGUES, C. M.
dc.date.accessioned2020-12-02T09:04:30Z-
dc.date.available2020-12-02T09:04:30Z-
dc.date.created2020-12-01
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127395-
dc.descriptionExtratos vegetais são utilizados há milênios em diversas aplicações, entre as quais destacam-se seu uso medicinal, como inseticidas naturais, antifúngicos e antioxidantes dentre outros. Cada vez mais se buscam alternativas naturais ao uso de produtos derivados da indústria química, e para tanto é necessária a prospecção de extratos com metabólitos secundários ativos para estas aplicações. O gênero Crotalaria possui em torno de 600 espécies e é encontrado na África, Índia, México e Brasil. Este trabalho buscou avaliar dois métodos de extração dos metabólitos das sementes de Crotalaria spectabilis, Crotalaria breviflora, Crotalaria juncea e Crotalaria ochroleuca, e identificar de maneira preditiva, nesses mesmos extratos, os metabólitos secundários que os compõem. Foram investigados dois métodos de extração, em triplicata, para cada biomassa. Um usando meio hidroalcoólico (etanol/água/ácido acético 7,00/2,95/0,05%) e outro usando meio aquoso. Avaliações do perfil cromatográfico foram realizados por meio de cromatografia de ultra-alta eficiência (UHPLC) com o sistema UPLC Acquity H-Class acoplado ao detector de arranjos de fotodiodos (PDA) com varredura na faixa espectral de 200-400 nm. Para todas as biomassas avaliadas a extração em meio aquoso apresentou o maior rendimento, entretanto as extrações em meio hidroalcoólico também apresentaram rendimentos satisfatórios. De acordo com os dados cromatográficos e espectrais dos extratos de C. Spectabilis foi atribuída a provável ocorrência de aminoácidos, alcaloides, derivados da fenilalanina, flavonoides, flavonas e derivados do ácido hidroxicinâmico. Os dados cromatográficos e espectrais dos extratos de C. breviflora indicaram a presença de aminoácidos, alcaloides, flavonoides e derivados do ácido hidroxicinâmico. Já nos extratos de C. Juncea observou-se dados espectrais que corroboraram com a presença aminoácidos, flavonoides, alcaloides, derivados de fenilalanina e derivados de ácido hidroxicinâmico. Por fim, para os extratos de C. ochroleuca observou-se a provável ocorrência de alcaloides, derivados de ácido hidroxicinâmico, flavonas e flavonoides.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAvaliação do perfil metabólico de extratos aquosos e hidroalcoólicos de sementes de Crotalaria spp.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroExtrato Vegetal
dc.subject.thesagroCrotalária
dc.subject.thesagroExtração
dc.format.extent2p. 73-80
riaa.ainfo.id1127395
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-01
dc.contributor.institutionRodrigo Wesley Nascimento de Melo, Universidade Católica de Brasília; LARISSA ANDREANI CARVALHO, CNPAE; JOSE ANTONIO DE AQUINO RIBEIRO, CNPAE; CLENILSON MARTINS RODRIGUES, CNPAE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliac807a771o-do-perfil-metabo769lico-2020.pdf380.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace