Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127401
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMIRANDA, C. H. B.
dc.contributor.authorFALCAO, R.
dc.contributor.authorCAMARGO, B. R. de
dc.contributor.authorTURATI, D. F. M.
dc.contributor.authorGARCIA, L. C.
dc.date.accessioned2020-12-02T09:05:43Z-
dc.date.available2020-12-02T09:05:43Z-
dc.date.created2020-12-01
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127401-
dc.descriptionSão reportados os procedimentos realizados com o objetivo de caracterizar os morfotipos obtidos de colônias de microalgas isoladadas em meio de cultura tendo como fonte principal de Nitrogênio o nitrato (meio BG11) ou amônio (meio BGUF). Estes isolados resultaram do crescimento de microalgas coletadas de lagoas ou poças de água ao longo da Estrada Parque Pantanal, no Mato Grosso do Sul, em viagem realizada em 11 de novembro de 2019. Após crescimento inicial em meio líquido, amostras foram riscadas em placas com meios semissólidos, com posterior repicagem de colônias selecionadas ao acaso para novo crescimento em meio líquido. Então, frações de 1 mL foram separadas, tratadas com solução fixadora (2,5% glutaraldeido em 0,1M cacodilato de sódio, pH 7,2) e montadas em lamínulas, para observação em Microscópio Óptico AxioImage Z2, marca Zeiss, em contraste de interferência diferencial. As microalgas presentes foram registradas digitalmente, usando‑se câmera digital IcC3 e o software Zen‑Zeiss, avaliando‑se os descritores morfológicos visíveis de núcleo, estrutura do talo, forma e cor. A fotodocumentação das microalgas isoladas resultou numa variedade significativa de morfotipos, com predominância de formas cocoides ou assemelhadas, em detrimento de formas filamentosas. Tal resultado indica que é necessário cuidado nos procedimentos iniciais de seleção para não serem isolados apenas microalgas de um macrogrupo específico, limitando‑se o enriquecimento da diversidade de algas numa coleção de diferentes espécies.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMicroalgas cocoides
dc.subjectMicroalgas filamentosas
dc.subjectMorfotipo
dc.subjectLaboratório de Biotecnologia de Algas da Embrapa Agroenergia
dc.titleMorfotipos de novos isolados de microalgas da Coleção do Laboratório de Biotecnologia de Algas da Embrapa Agroenergia.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMicroalga
dc.subject.thesagroBiodiversidade
dc.subject.nalthesaurusMicroalgae
dc.format.extent2p. 87-93
riaa.ainfo.id1127401
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-01
dc.contributor.institutionCESAR HERACLIDES BEHLING MIRANDA, CNPAE; ROSANA FALCAO, CNPAE; Brenda Rabello de Camargo; Daniela Flávia Machado Turati; LORENA COSTA GARCIA CALSING, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Morfotipos-de-novos-isolados-2020.pdf379.29 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace