Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127470
Título: Novo registro de hospedeiro de Anastrepha anomala Stone (Diptera: Tephritidae) no Brasil.
Autoria: DEUS, E. da G. de
SOUSA, M. do S. M. de
SOUZA-FILHO, M. F. de
ADAIME, R.
Afiliação: EZEQUIEL DA GLÓRIA DE DEUS, IFAP; MARIA DO SOCORRO MIRANDE DE SOUSA, UNIFAP. PPG em Biodiversidade Tropical; MIGUEL FRANCISCO DE SOUZA-FILHO, INSTITUTO BIOLÓGICO; RICARDO ADAIME DA SILVA, CPAF-AP.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAPÁ, 5., 2019, Macapá. Resumos... Macapá: Embrapa Amapá, 2020. Editoras técnicas: Jamile da Costa Araújo e Ana Cláudia Lira-Guedes.
Conteúdo: O conhecimento sobre moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) e seus hospedeiros em áreas com vegetação nativa é escasso. Na Amazônia brasileira, as pesquisas com esse grupo de insetos são dificultadas principalmente pela dimensão do território e as áreas de difícil acesso. Assim, as informações disponíveis sobre a relação dos tefritídeos e suas plantas hospedeiras são pontuais. O objetivo foi verificar a presença de dípteros frugívoros em frutos de Gustavia augusta L. (Lecythidaceae), conhecida na região como jenipaparana. Foram coletadas, em 2010, três amostras (totalizando 16 frutos; 1,12 kg) em uma área de floresta, no município de Amapá (01°50?47.4?N e 50°52?44.9?W). Os frutos foram acondicionados em caixas térmicas e conduzidos ao Laboratório de Proteção de Plantas da Embrapa Amapá, em Macapá. Em laboratório, os frutos foram contados, pesados, dispostos em bandejas plásticas contendo uma camada de areia esterilizada e cobertas com tecido organza. O material foi examinado a cada sete dias, sendo os pupários retirados e transferidos para frascos de plástico transparente (8 cm de diâmetro), contendo uma fina camada de vermiculita umedecida. Posteriormente, os frascos com os pupários foram dispostos em câmaras climatizadas do tipo B.O.D sob condições controladas de temperatura (26 ± 0,5 °C), umidade relativa (70 ± 10%) e fotofase (12h), sendo observados diariamente para a obtenção dos insetos. Após emergirem, os insetos foram acondicionados em frasco, contendo etanol 70%, para posterior identificação. Observou-se infestação em 1/3 das amostras (2 frutos, 197 g), de onde foram obtidos 19 pupários que deram origem a 15 adultos de Anastrepha anomala Stone (4 fêmeas e 11 machos). Portanto, G. augusta constitui um novo hospedeiro de A. anomala para o Brasil.
Thesagro: Praga de Planta
Mosca das Frutas
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAF-AP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPAF-AP-2020-Novo-registro-de-hospedeiro-de-Anastrepha-anomala.pdf109,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace