Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127622
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCUNHA, M. F.
dc.contributor.authorSILVA, E. A. da
dc.contributor.authorOLIVEIRA, D. F.
dc.contributor.authorGAMBETTA, R.
dc.contributor.authorPACHECO, T. F.
dc.contributor.authorMENDES, T. D.
dc.contributor.authorRODRIGUES, D. de S.
dc.date.accessioned2020-12-05T09:02:50Z-
dc.date.available2020-12-05T09:02:50Z-
dc.date.created2020-12-04
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127622-
dc.descriptionO ácido xilônico é uma das principais moléculas de alto valor agregado que podem ser obtidas a partir de biomassa lignocelulósica. Entretanto o processo de produção deste ácido ainda precisa ser aprimorado para atender as exigências industriais, tais como alta produtividade e rendimento, baixo custo de produção e redução na geração de resíduos. O objetivo deste estudo foi aprimorar em escala de bancada a produção de ácido xilônico por meio de rota enzimática usando como substrato xilose PA (para análise) e enzima comercial glicose oxidase, oriunda de Aspergillus niger. A fim de aumentar a concentração de ácido xilônico produzido, foram avaliadas diferentes concentrações iniciais de xilose (5 g/L a 100 g/L). Todas as reações foram realizadas em microplaca de 96 poços e um volume total de reação de 110 ?L foi utilizado. A maior conversão (92,8 %) foi atingida quando uma concentração inicial de xilose de 10 g/L foi utilizada. Ao aumentar a concentração inicial de xilose para 100 g/L a conversão foi de apenas 11,1%. Os resultados sugerem que a enzima pode ter sido inibida pelo substrato ou pelo coproduto desta reação, o peróxido de hidrogênio. Além disso, a falta de aeração do meio reacional também desfavoreceu a ação de glicose oxidase. Etapas posteriores deste estudo irão investigar o uso de peroxidases e aeração do meio reacional a fim de aumentar o rendimento de ácido xilônico.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectÁcido xilônico
dc.subjectGlicose oxidase
dc.subjectXilase
dc.titleSíntese enzimática de ácido xilônico utilizando glicose oxidase.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroAspergillus Niger
dc.subject.nalthesaurusGlucose oxidase
dc.subject.nalthesaurusBiomass
dc.format.extent2p. 131-135
riaa.ainfo.id1127622
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-04
dc.contributor.institutionMatheus Firetti Cunha, Universidade de Brasília; Eduardo Arantes da Silva, Universidade de Brasília; Davi Fontenele de Oliveira, Universidade de Brasília; ROSSANO GAMBETTA, CNPAE; THALYTA FRAGA PACHECO, CNPAE; THAIS DEMARCHI MENDES, CNPAE; DASCIANA DE SOUSA RODRIGUES, CNPAE.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Si769ntese-enzima769tica-de-a769cido-2020.pdf251.56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace