Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCAMPOS, C. G.
dc.contributor.authorCOSTA, P. P. K. G.
dc.contributor.authorABDELNUR, P. V.
dc.contributor.authorMIRANDA, C. H. B.
dc.date.accessioned2020-12-05T09:05:44Z-
dc.date.available2020-12-05T09:05:44Z-
dc.date.created2020-12-04
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127677-
dc.descriptionDiversos estudos têm mostrado os benefícios da aplicação de extratos de diferentes espécies de macroalgas marinhas para fins agrícolas, devido à presença de compostos bioestimulantes de crescimento, denominados de fito-hormônios. A utilização destes compostos com potencial agrícola, promove benefícios ambientais e financeiros para a agricultura. Neste sentido, o desenvolvimento de uma metodologia capaz de identificar e quantificar estes compostos em algas, é essencial para a seleção dos microrganismos mais promissores. Desta forma, a utilização de tecnologias analíticas avançadas, como a espectrometria de massas (MS) acoplada a cromatografia líquida (LC), tem sido amplamente utilizada na identificação destes microrganismos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protocolo de análise utilizando a cromatografia líquida de ultra alta eficiência acoplada à espectrometria de massas tandem (UHPLC-MS/MS) para a separação simultânea de dez principais padrões de fito-hormônios descritos na literatura (ácido jasmônico, ácido índole-3-acético, ácido índole-3-propionico, ácido índole-3&-butírico, ácido giberélico, ácido absícico, ácido salicílico, trans-zeatina, trans-zeatina ribosídeo e giberelina A4). O método analítico desenvolvido e otimizado apresentou boa separação cromatográfica e foi capaz de quantificar, de forma rápida, sensível e seletiva os padrões de fito-hormônios em estudo, os quais apresentaram coeficiente de correlação acima de 0,99. Os valores de LOD (limite de detecção) variaram de 0,001 a 0,05 ug/mL e os valores de LOQ (limite de quantificação) variaram de 0,05 a 0,1 ug/mL. Estes resultados poderão ser aplicados na análise dos fito-hormônios presentes em amostras de macro, microalgas e cianobactérias.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFito-hormônios
dc.subjectEspectrometria de massas
dc.subjectCromatografia líquida
dc.titleDesenvolvimento de método para identificação e quantificação de fito-hormônios produzidos por macro e microalgas utilizando UHPLC­-MS/MS.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAlga
dc.subject.nalthesaurusAlgae
dc.format.extent2p. 188-194
riaa.ainfo.id1127677
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-05
dc.contributor.institutionChristiane Gonçalves Campos; PATRICIA PINTO KALIL G COSTA, CNPAE; PATRICIA VERARDI ABDELNUR, CNPAE; CESAR HERACLIDES BEHLING MIRANDA, CNPAE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace