Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127715
Título: Influência de diferentes fontes de carbono sobre a produção de celulases por cepas de Penicillium e Talaromyces.
Autoria: GOMES, H. A. R.
WISCHRAL, D.
MENDES, T. D.
PACHECO, T. F.
DAMASO, M. C. T.
SALUM, T. F. C.
Afiliação: Helder Andrey Rocha Gomes; Daiana Wischral; THAIS DEMARCHI MENDES, CNPAE; THALYTA FRAGA PACHECO, CNPAE; MONICA CARAMEZ TRICHES DAMASO, CNPAE; THAIS FABIANA CHAN SALUM, CNPAE.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
Páginas: p. 195-200
Conteúdo: Os isolados fúngicos Penicillium rolfsii F1880 e Talaromyces pinophillus AR155 foram avaliados em cultivo submerso utilizando o meio de Mandels e Weber e um conjunto de 15 fontes de carbono: Avicel, celulose Solka Floc, bagaço de malte, sorgo in natura, sorgo submetido a tratamento hidrotérmico, palha de cana­-de­-açúcar in natura, palha de cana-de-­açúcar submetida a tratamento hidrotérmico, bagaço de cana­-de­-açúcar in natura, bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado por explosão a vapor lavado e não lavado, bagaço de cana-de­-açúcar pré­-tratado por tratamento do tipo organosolv, bagaço de cana-­de-açúcar delignificado, casca do grão de soja in natura, casca do grão de soja pré­-tratada por tratamento hidrotérmico e farelo de trigo in natura. O isolado F1880 produziu os maiores níveis de celulases totais (FPAse) quando cultivado em palha de cana-de-­açúcar pré-tratada por tratamento hidrotérmico, bagaço de cana-de-açúcar pré-tratado por explosão a vapor (lavado e não lavado), casca do grão de soja pré-tratado por tratamento hidrotérmico e palha de cana-de-açúcar pré-tratada por tratamento hidrotérmico. Entre esses extratos brutos, as maiores concentrações de glicose após sacarificação do bagaço de cana foram observadas utilizando os extratos brutos obtidos após cultivo em palha de cana e bagaço de cana pré-tratado por explosão a vapor lavado. Já o isolado AR155 produziu os maiores níveis de celulases totais, bem como de liberação de glicose, quando cultivado em meio contendo palha de cana-de-­açúcar e bagaço de cana pré­-tratado por explosão a vapor e lavado. Os resultados reforçam o potencial dos isolados como fontes de enzimas, com vistas à hidrólise de materiais lignocelulolíticos.
Thesagro: Celulase
Bagaço
Cana de Açúcar
Sacarificação
NAL Thesaurus: Cane sugar
Bagasse
Cellulases
Saccharification
Palavras-chave: Penicillium rolfsii F1880
Talaromyces pinophillus AR155
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Influe770ncia-de-diferentes-fontes-2020.pdf283,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace