Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRODRIGUES, K. B.
dc.contributor.authorSOUZA, A. A.
dc.contributor.authorPEIXOTO, J. de S. G.
dc.contributor.authorSILVA, C. de O. G.
dc.contributor.authorANDREANI, L.
dc.contributor.authorMENDES, T. D.
dc.contributor.authorVALADARES, L. F.
dc.contributor.authorABDELNUR, P. V.
dc.contributor.authorSILVA, F. M.
dc.contributor.authorGONCALVES, S. B.
dc.contributor.authorRODRIGUES, D. de S.
dc.contributor.authorSALUM, T. F. C.
dc.contributor.authorDAMASO, M. C. T.
dc.contributor.authorFAVARO, L. C. de L.
dc.date.accessioned2020-12-08T09:08:56Z-
dc.date.available2020-12-08T09:08:56Z-
dc.date.created2020-12-07
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127739-
dc.descriptionAs expansinas são proteínas encontradas em diferentes organismos e especialmente em plantas. Elas estão envolvidas em vários processos e atuam no rompimento das ligações não covalentes entre as microfibrilas de celulose por um mecanismo não enzimático, levando ao afrouxamento e extensão da fibra. Elas têm sido investigadas como um aditivo na sacarificação de lignocelulose e para modificação das propriedades físicas da celulose, entre outras aplicações (papel e celulose, rações, têxtil). Ainda não há expansinas de plantas comercialmente disponíveis, em parte devido à dificuldade de produção heteróloga dessas proteínas. Assim, é necessário viabilizar a produção recombinante de expansinas de plantas em microrganismos em quantidade suficiente para aplicações diversas. O objetivo deste trabalho foi produzir heterologamente duas novas expansinas de cana-de-açúcar e caracterizá-las funcionalmente. As expansinas SacEXP4 (beta-expansina) e SacEXP7 ( alfa-expansina) foram produzidas por Pichia pastoris alfa-33 e o extrato proteico dialisado e concentrado contendo as expansinas foi aplicado em testes de sacarificação de bagaço de cana pré-tratado pelo método organosolv e em testes de extensibilidade de fibras de papel filtro. A beta-expansina SacEXP4 apresentou um efeito positivo na liberação de açúcar redutor total na sacarificação de bagaço organosolv com celulase comercial, porém esse efeito foi similar ou menor do que o efeito de uma proteína de sacrifício tal como BSA. As expansinas recombinantes SacEXP4 e SacEXP7 têm a capacidade de romper as ligações de hidrogênio do substrato em pH 4,8 a 30°C. A redução da força tênsil da celulose do papel filtro foi mais pronunciada para a beta-expansina SacEXP4 e foi semelhante ao controle positivo (ureia 8M). As expansinas recombinantes SacEXP4 e SacEXP7 são ativas e podem ser aplicadas (conforme testado) sem a necessidade de purificação, para diminuir a resistência à tração de fibras de celulose, como as que compõem o papel filtro ou outros tipos de materiais celulósicos.
dc.formatil.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectExpansinas
dc.subjectKomagataella phaffii
dc.subjectHidrólise enzimática
dc.titleProdução heteróloga e caracterização funcional das expansinas de cana-de-açúcar SacEXP4 e SacEXP7.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHidrolise
dc.subject.nalthesaurusSaccharum
dc.subject.nalthesaurusPichia pastoris
dc.format.extent2p. 215-223
riaa.ainfo.id1127739
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-07
dc.contributor.institutionKelly Barreto Rodrigues, Universidade de Brasília; Amanda Araújo Souza, Universidade de Brasília; Jéssica de Sá Guimarães Peixoto, Universidade de Brasília; Caio de Oliveira Gorgulho Silva, Universidade de Brasília; LARISSA ANDREANI CARVALHO, CNPAE; THAIS DEMARCHI MENDES, CNPAE; LEONARDO FONSECA VALADARES, CNPAE; PATRICIA VERARDI ABDELNUR, CNPAE; Fabrício Machado Silva, Universidade de Brasília; SILVIA BELEM GONCALVES, CNPAE; DASCIANA DE SOUSA RODRIGUES, CNPAE; THAIS FABIANA CHAN SALUM, CNPAE; MONICA CARAMEZ TRICHES DAMASO, CNPAE; LEIA CECILIA DE LIMA FAVARO, CNPAE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produc807a771o-hetero769loga-e-caracterizac807a771o-2020.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace