Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIEIRA, F. S.
dc.contributor.authorRIBEIRO, J. A. de A.
dc.contributor.authorRODRIGUES, C. M.
dc.date.accessioned2020-12-09T09:02:39Z-
dc.date.available2020-12-09T09:02:39Z-
dc.date.created2020-12-07
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA EMBRAPA AGROENERGIA, 6., 2020, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1127763-
dc.descriptionA lignina é um polímero complexo gerado em grandes quantidades como coproduto pela indústria de papel e celulose. A conversão dessa macromolécula em produtos químicos de maior valor agregado tem sido objeto de estudos como forma de implementar o desenvolvimento sustentável para as indústrias baseadas em biomassa lignocelulósica. Dentre os compostos que podem ser obtidos na despolimerização e conversão da lignina, destacam-se os ácidos carboxílicos alifáticos, que possuem aplicações nas indústrias de biopolímeros, farmacêutica e de aditivos alimentares. Assim, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer um método baseado em cromatografia líquida de ultraalta eficiência acoplada à espectrometria de massas (UHPLCMS) para detectar e quantificar ácido adípico, ácido oxálico e ácido succínico, provenientes da conversão (bio)catalítica de lignina. Foram avaliadas três colunas cromatográficas, sendo a melhor condição de análise obtida com a coluna HSS T3 (1,8 ?m; 2,1x 150 mm, Waters), empregando um sistema de eluição em modo gradiente e constituído de fase móvel A: água acidificada com ácido fórmico 0,1% e B: acetonitrila acidificada com ácido fórmico 0,1%. Todas as fases estacionárias avaliadas apresentaram condições satisfatórias para análise de ácido adípico e ácido succínico, mas apenas com a coluna HSS T3 foi obtida condição de detecção de ácido oxálico, ainda que com baixa sensibilidade. Esse estudo investigou metodologias capazes de analisar três ácidos dicarboxílicos por UHPLC-MS/MS, resultando em um protocolo que viabiliza a detecção simultânea e de forma seletiva dos compostos avaliados.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEspectometria de massas
dc.subjectBiomassa lignocelulósica
dc.titleDesenvolvimento de metodologia LC-MS/MS para análise de ácidos dicarboxílicos provenientes da conversão de lignina.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroLignina
dc.subject.thesagroCromatografia
dc.subject.nalthesaurusBiomass
dc.subject.nalthesaurusChromatography
dc.subject.nalthesaurusLignin
dc.format.extent2p. 273-277
riaa.ainfo.id1127763
riaa.ainfo.lastupdate2020-12-07
dc.contributor.institutionFlávia Soares Vieira, Universidade Federal de Goiás; JOSE ANTONIO DE AQUINO RIBEIRO, CNPAE; CLENILSON MARTINS RODRIGUES, CNPAE.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPAE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento-de-metodologia-LC-MSMS-2020.pdf308.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace