Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129851
Título: Desempenho em crescimento de progênies híbridas de Pinus spp.
Autoria: RODRIGUES, L. H.
AGUIAR, A. V. de
SOUSA, V. A. de
Afiliação: LUIZ H. RODRIGUES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF; VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF.
Ano de publicação: 2020
Referência: In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 19., 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2020. p. 13.
Conteúdo: Pinus é um dos gêneros florestais com maior desempenho e importância econômica na silvicultura brasileira. Os híbridos interespecíficos desse gênero têm sido desenvolvidos visando à obtenção de combinação de características parentais favoráveis. O objetivo deste estudo foi estimar os parâmetros genéticos e selecionar as melhores progênies híbridas interespecíficas de Pinus spp.,com base em caracteres de crescimento. O teste de progênies híbridas foi estabelecido em 2019, no município de Ribeirão Branco, SP. O delineamento utilizado foi o de blocos completos ao acaso, com 74 genótipos, dispostos em 20 blocos com uma planta por parcela, totalizando 1.480 plantas. O espaçamento de plantio utilizado foi de 3 m x 3 m. Aos 13 meses após o plantio foram avaliados os seguintes caracteres: diâmetro à altura do peito (DAP-cm) e a altura total (ALT-m). Para as estimativas de variância e parâmetros genéticos foi utilizado o método REML/BLUP, empregando-se as estatísticas do software SELEGEN. Foram verificadas diferenças significativas entre as progênies da população masculina, para altura e para o efeito capacidade específica de combinação de ambos os caracteres de crescimento. Os valores de herdabilidades individuais no sentido restrito às populações masculinas (0,11 para ambos os caracteres) foram maiores que os da população feminina (0,01 e 0,03 para DAP e altura, respectivamente). Os valores de herdabilidades genotípicas no sentido amplo foram 0,20 e 0,19 para DAP e altura, respectivamente. As médias das progênies para DAP e altura foram expressivas, 1,76 e 0,91, respectivamente. Os cruzamentos 46/75, 37/M116, 37/75, 37/M64, 12/A89 e 46/108 encontram-se entre os dez melhores, apresentando altos valores genotípicos para ambos os caracteres avaliados. Tais resultados mostram a possibilidade de obtenção de ganho genético expressivo mediante seleção de híbridos (clones) com maior desempenho para crescimento, visando compor plantios comerciais na região.
Thesagro: Melhoramento Genético Vegetal
Produção de Sementes
Madeira
Pinus spp
Palavras-chave: REML/BLUP
SELEGEN
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 343).
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc-343-1904-Evinci-2020-final-15.pdf223,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace