Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129856
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLÜHRS, L.
dc.contributor.authorSOUSA, V. A. de
dc.contributor.authorAGUIAR, A. V. de
dc.date.accessioned2021-02-08T17:18:05Z-
dc.date.available2021-02-08T17:18:05Z-
dc.date.created2021-02-08
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 19., 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2020. p. 14.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129856-
dc.descriptionBancos de pólen têm aplicações importantes em programas de conservação e melhoramento genético de espécies florestais, principalmente nas atividades de polinização controlada. A conservação de pólen é outra estratégia ex situ de assegurar a variabilidade genética das espécies fora dos seus habitats, principalmente para as espécies dioicas, visto que as matrizes masculinas não produzem sementes. O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento sistemático para documentar e divulgar o banco de pólen de espécies florestais da Embrapa Florestas. O manuseio (coleta e secagem) do pólen foi realizado de acordo com as características específicas de cada uma das espécies que compõe o Banco. Após o manuseio, os pólens foram armazenados em frascos contendo penicilina e sob temperatura de -20 °C. Todos os frascos foram identificados e as informações foram tabuladas no programa Excel, para fins de controle de entrada e saída de material. O banco de pólen é composto por 327 indivíduos, sendo 215 de pínus (Pinus caribaea var. hondurensis, P. chiapensis, Pinus elliottii, P. greggii, P. maximinoii, P. oocarpa, P. patula, P. taeda), 19 de Araucaria angustifolia, 21 de Ilex paraguariensis (erva-mate) e 25 de eucalipto (Eucalyptus benthamii, E. brassiana, E. dunnii, E. grandis, E. urophylla), além de outros 47 indivíduos isolados de Acacia melanoxylum, Syagrus romanzoffiana (jerivá), Cupressus lusitanicae Cryptomeria japonica. A adequação de protocolos de manuseio de pólen para as espécies deve viabilizar o enriquecimento do banco, já que essa é uma forma extremamente válida para a conservação e manutenção das espécies vegetais para diferentes propósitos.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Documentos, 343).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConservação genética
dc.subjectMelhoramento genético
dc.subjectCupressus lusitanicae
dc.titleEstabelecimento de um banco de pólen de espécies florestais exóticas e nativas na Embrapa Florestas.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPinus spp
dc.subject.thesagroIlex Paraguariensis
dc.subject.thesagroPólen
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroEspécie Nativa
riaa.ainfo.id1129856
riaa.ainfo.lastupdate2021-02-12 -02:00:00
dc.contributor.institutionLARISSA LÜHRS, FACULDADE PEQUENO PRÍNCIPE; VALDERES APARECIDA DE SOUSA, CNPF; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Doc-343-1904-Evinci-2020-final-16.pdf240.77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace