Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1129952
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2020
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: REIS, V. A. da S.
FCAMIDU, L.
AGUIAR, A. V. de
Additional Information: VALÉRIA APARECIDA DA SILVA REIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; LUCAS FCAMIDU, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; ANANDA VIRGINIA DE AGUIAR, CNPF.
Title: Determinação do efeito da interação genótipo x ambiente para caracteres de crescimento de Pinus taeda L.
Publisher: In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 19., 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2020. p. 26.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 343).
Language: Portugues
Keywords: Produção de semente
Caracter quantitativo
Selegen
Description: As respostas relativas de progênies em diferentes condições ambientais são importantes para a estimativa de ganho genético pela seleção. O presente estudo teve como objetivo estimar a interação genótipo x ambiente em testes de progênies de meios-irmãos de Pinus taeda. Os testes foram estabelecidos em 2007, em três diferentes sítios nos estados do Paraná e Santa Catarina, utilizando 35 progênies de polinização aberta dessa espécie. As matrizes foram selecionadas com base nas características de importância comercial, crescimento, forma e sanidade em plantios comerciais. O delineamento experimental estabelecido foi o de blocos completos ao acaso, com 40 repetições e uma planta por parcela. O espaçamento utilizado foi 3 m x 3 m. Os caracteres avaliados foram altura total (m), diâmetro à altura do peito (cm) e volume (m³ arvore-1). As análises genética-estatísticas foram realizadas com base nos procedimentos do software SELEGEN (REML/BLUP). Os efeitos de progênies e interação genótipo x ambiente foram significativos para os caracteres de crescimento. Os valores médios dos caracteres foram 22,85 cm, 14,26 m e 0,278 m³ arvore-1 para DAP, altura e volume, respectivamente. Os coeficientes de herdabilidade variaram de 0,10 a 0,14, para os caracteres DAP e volume, respectivamente. A variabilidade genética apresentada pelos três testes poderá ser explorada para avançar gerações de melhoramento, principalmente pela seleção dos melhores indivíduos, para volume de madeira.
Thesagro: Madeira
Produção
Pinus Taeda
Data Created: 2021-02-11
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc-343-1904-Evinci-2020-final-28.pdf249.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace