Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1130434
Título: Reconstituição de parte da "Estrada dos Goiáses" através de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento.
Autoria: MIRANDA, E. E. de
SANTOS, A. DA C.
COUTINHO, A. C.
Afiliação: EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA, CNPM; ANTONIO DA COSTA SANTOS, CNPM; ALEXANDRE CAMARGO COUTINHO, CNPTIA.
Ano de publicação: 1998
Referência: In: CONGRESSO E FEIRA PARA USUARIOS DE GEOPROCESSAMENTO DA AMERICA LATINA, 4., 1998, Curitiba. GIS Brasil 98. Curitiba: SAGRES, 1998.
Páginas: 5 p.
Conteúdo: A reconstituição histórica e geográfica do antigo Caminho das Minas dos Goiáses, parte da visão estratégica de integração territorial, desenhada pelos portugueses no século XVIII, é o objeto deste estudo, realizado junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU da Universidade de São Paulo ? USP e pelo Núcleo de Monitoramento Ambiental da Embrapa. Através da utilização de imagens de satélite e sistemas de informações geográficas, o trabalho reconstituiu parte do traçado desta importante via, entre Jundiaí e Moji Mirim. Essa estrada foi consolidada pelo Capitão General e Governador da Capitania de São Paulo (1765-1775) D. Luis Antonio de Sousa Botelho Mourão, o Morgado de Mateus, e concebida de forma a integrar um conjunto de vias construídas na direção meridional, ligando a foz do Prata, São Paulo, Goiás e o Planalto Central a Belém. O traçado proposto obedeceu a uma série de critérios geográficos, políticos e estratégicos, mas no que pese a informação cartográfica e escrita disponível, a reconstituição de seu traçado original não era fácil, nem evidente. Para reconstituir, da forma mais circunstanciada possível seu traçado, foram empregados recursos contemporâneos de geoprocessamento e sensoriamento remoto (para definir e explorar os contextos geográficos descritos pelos viajantes do séculos passados).
Palavras-chave: Imagens de satélite
Sistemas de informações geográficas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5881.pdf212,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace