Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFREITAS, A. F. de
dc.contributor.authorLOPES, R.
dc.contributor.authorCUNHA, R. N. V. da
dc.contributor.authorPINA, A. J. de A.
dc.contributor.authorRESENDE, M. D. V. de
dc.contributor.authorGOMES JUNIOR, R. A.
dc.date.accessioned2021-05-07T18:30:49Z-
dc.date.available2021-05-07T18:30:49Z-
dc.date.created2021-05-07
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationColloquium Agrariae, v. 17, n. 1, p. 79-92, Jan.-Fev. 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131731-
dc.descriptionA hibridação interespecífica entre caiaué e dendê (HIE OxG) é explorada no melhoramento genético para atender a demanda de cultivares resistentes ao amarelecimento fatal (AF), maior problema fitossanitário do dendê na América do Sul, incluindo o Brasil. Além da resistência ao AF, as cultivares devem apresentar alta produtividade em óleo, que depende diretamente da produção de cachos e do teor de óleo nos cachos (O/CFF). Para obter ganhos genéticos em O/CFF de HIE OxG é necessário conhecer os valores genotípicos da população de melhoramento e como os componentes do cacho estão relacionados a esta característica neste tipo de material. O objetivo deste estudo foi estimar valores genotípicos e correlações genéticas para componentes de cacho e analisar o potencial de uso desses componentes na seleção para ganho em O/CFF. Análises de composição física e do teor de óleo no mesocarpo foram realizadas em 840 cachos de 39 progênies HIE OxG F1. Valores genotípicos para os componentes de cacho foram estimados por procedimento REML/BLUP e obtidas às correlações genéticas entre eles. Todos os componentes avaliados apresentaram variação genética com possibilidade de ganhos por seleção, com destaque para valores do teor de óleo no cacho (O/CFF) superiores a 23%. A seleção para O/CFF resultará, principalmente, em cachos com maior proporção de frutos sobre o peso do cacho (F/CFF) e maiores teores de óleo no mesocarpo de frutos normais e partenocárpicos, bem como, com menor proporção de espiguetas vazias. Devido as correlações altas e positivas com O/CFF e pela praticidade de avaliação, as características com maior potencial para seleção indireta para aumento de O/CFF são F/CFF e proporção de mesocarpo nos frutos normais.
dc.language.isoeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectElaeis guineenses
dc.subjectMelhoramento genético
dc.titleGenotypic values and genetic correlations for components and oil content of bunch of hybrids between caiaué and dendê.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroElaeis Oleifera
dc.subject.thesagroCaiauéeng
dc.subject.thesagroDendêeng
dc.description.notesTítulo em português: Valores genotípicos e correlações genéticas para componentes e teor de óleo do cacho de híbridos entre caiaué e dendê.
riaa.ainfo.id1131731
riaa.ainfo.lastupdate2021-05-07
dc.identifier.doi10.5747/ca.2021.v17.n1.a422
dc.contributor.institutionALESSANDRA FERRAIOLO DE FREITAS, CPATU; RICARDO LOPES, CPAA; RAIMUNDO NONATO VIEIRA DA CUNHA, CPAA; ANTÔNIO JOSÉ DE ABREU PINA, Grupo Marborges; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPCa; RUI ALBERTO GOMES JUNIOR, CPATU.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3612-Texto-do-artigo-18123-1-10-20210308.pdf629,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace