Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131784
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBATISTA, F. R. O.
dc.contributor.authorPORRO, R.
dc.contributor.authorQUARESMA, E. de S.
dc.date.accessioned2021-05-13T02:24:30Z-
dc.date.available2021-05-13T02:24:30Z-
dc.date.created2021-05-12
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationEstudos Sociedade e Agricultura, v. 29, n. 1, p. 166-196, fev./maio 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1131784-
dc.descriptionO presente artigo estabelece procedimentos para avaliação contábil da riqueza compreendida por ativos ambientais terra, floresta e recursos madeireiros distribuídos por ações de reforma agrária na Amazônia, em contexto de conflitos e disputas territoriais. O estudo foi realizado no âmbito de projeto de assentamento ambientalmente diferenciado, localizado em Anapu, Pará: o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Virola-Jatobá. A mensuração física e monetária de componentes ambientais da riqueza da área estudada se deu pelo método contábil. Foram inicialmente determinados valores, tanto de ativos ambientais considerados de domínio do Estado, quanto daqueles referentes a direitos de uso e exploração dos recursos ambientais concedidos a famílias assentadas. Em seguida, avaliaram-se danos e perdas resultantes da invasão da reserva florestal do assentamento, ocorrida em 2017. A invasão por terceiros resultou em desmatamento, formação de pastagem e extração ilegal de madeira em área na qual era executado um plano de manejo florestal comunitário. A determinação monetária dos danos causados atesta que políticas públicas distributivas não fazem frente à realidade social no campo, na qual assentamentos são impactados e fragilizados por tensões e disputas territoriais e crimes ambientais. A inclusão de novas abordagens teóricas e práticas da contabilidade ambiental em estudos multidisciplinares pode assim contribuir para expandir a compreensão dos fenômenos sociais, ambientais e econômicos inerentes a políticas públicas de inclusão.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProjeto de desenvolvimento sustentável
dc.subjectContabilidade ambiental
dc.subjectConflito agrário
dc.subjectManejo florestal
dc.subjectAtivos biológicos
dc.titleValoração da distribuição e destruição de ativos biológicos: abordagem da contabilidade ambiental aplicada a um assentamento em conflito na Amazônia brasileira.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.nalthesaurusAmazonia
riaa.ainfo.id1131784
riaa.ainfo.lastupdate2021-05-12
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36920/esa-v29n1-10
dc.contributor.institutionFRANK REGINALDO OLIVEIRA BATISTA, UFOPA; ROBERTO PORRO, CPATU; EDILAN DE SANT'ANA QUARESMA, UFOPA.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1636-Texto-do-artigo-6099-3-10-20210201.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace