Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132307
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFRAGOSO, D. de B.
dc.contributor.authorRANGEL, P. H. N.
dc.contributor.authorCARVALHO, R. N.
dc.contributor.authorCARDOSO, E. A.
dc.date.accessioned2021-06-15T02:22:17Z-
dc.date.available2021-06-15T02:22:17Z-
dc.date.created2021-06-14
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationRevista Agri-Environmental Sciences, v. 7, e021005, 2021.
dc.identifier.issn2525-4804
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132307-
dc.descriptionO objetivo desta nota científica é relatar a contribuição das cultivares da Embrapa para a produção de arroz no Tocantins. Cultivares de arroz são tecnologias de importância primária na produção, por isso deveriam ser consideradas no planejamento de plantios das lavouras pelos orizicultores tocantinenses. São anos de pesquisa, desde os cruzamentos iniciais de plantas, avaliações e selecão das linhagens para se obter um material com as características genéticas e fenótipicas desejáveis em uma cultivar de arroz melhorada. Na semente de uma cultivar desenvolvida pelo programa de melhoramento da Embrapa estão contidas características e fatores importantes como a pureza genética e fisíca, qualidade fisiológica e fitossanitária. A pureza genética garante ausência de misturas de outras cultivares no lote, cujos resultados são tolerância a doenças, uniformidade de plantas, melhor qualidade dos grãos e maior potencial produtivo. A pureza física garante ausência de impurezas como partículas de solo, restos vegetais, pedras, sementes danificadas, sementes de plantas daninhas e de outras espécies. A qualidade fisiológica trata-se da capacidade das sementes em gerarem plantas sadias, com maior vigor e germinação. Já a qualidade fitossanitária é garantia do uso de sementes livres de micro-organismos causadores de doenças. As principais contribuições das cultivares de arroz da Embrapa para a produção de arroz no Tocantins são aumento de 30% da produtividade nos últimos 10 anos, melhoria da qualidade industrial dos grãos com rendimento de grãos inteiros tipo 1 superior a 60% e tolerância às doenças, ocasionando uma redução de 50% na aplicação de produtos fitossanitários.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleContribuição das cultivares de arroz da Embrapa a produção de arroz irrigado no estado do Tocantins.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroArroz Irrigado
dc.subject.thesagroOryza Sativa
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroProdução Agrícola
dc.subject.nalthesaurusRice
dc.subject.nalthesaurusPlant breeding
dc.description.notesEdição especial.
riaa.ainfo.id1132307
riaa.ainfo.lastupdate2021-06-14
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36725/agries.v7i2.5440
dc.contributor.institutionDANIEL DE BRITO FRAGOSO, CNPAF; PAULO HIDEO NAKANO RANGEL, CNPAF; RAIMUNDO NONATO CARVALHO DA ROCHA, CNPASA; EXPEDITO ALVES CARDOSO, UFT.
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
raes-2021-5.pdf181.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace