Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCAMPELO, F. A.
dc.contributor.authorHENRIQUES, G. S.
dc.contributor.authorSIMEONE, M. L. F.
dc.contributor.authorQUEIROZ, V. A. V.
dc.contributor.authorRAMOS, A. L. C. C.
dc.contributor.authorSILVA, M. R.
dc.contributor.authorAUGUSTI, R.
dc.contributor.authorMELO, J. O. F.
dc.contributor.authorLACERDA, I. C. A.
dc.contributor.authorARAÚJO, R. L. M. de
dc.date.accessioned2021-07-08T13:05:01Z-
dc.date.available2021-07-08T13:05:01Z-
dc.date.created2021-07-08
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: MELO, J. O. F. (org.). Ciências Agrárias: o avanço da ciência no Brasil. Guarujá: Científica Digital, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132864-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da extrusão sobre a composição nutricional, o teor de compostos fenólicos de dois genótipos de sorgo, ambos Sorgo bicolor, e caracterizar o perfil dos constituintes químicos por espectrometria de massa por paper spray. Métodos: Foi avaliado o efeito do tratamento nos genótipos de sorgo SC 319 e BRS 332, realizando-se um delineamento inteiramente casualizado (DIC) com dois tratamentos (cru e extrusado) e três repetições, analisando os fatores: cor, composição centesimal, teor de compostos fenólicos, atividade antioxidante e perfil de constituintes químicos. Resultados: A extrusão aumentou o conteúdo de carboidratos e fibras e reduziu os valores de umidade, lipídios e cinzas, além de permitir um maior grau de liberação de compostos fenólicos e atividade antioxidante. A impressão digital obtida nos dois modos de ionização foi influenciada pela extrusão, permitindo uma maior identificação dos compostos nas amostras extrusadas. A análise de componentes principais (ACP) permitiu distinguir os principais constituintes das amostras de sorgo, bem como destacar o efeito da extrusão e a influência dos genótipos. Conclusão: O uso da extrusão termoplástica elevou teores de fibras, favorecendo a digestibilidade do amido, inclusive do genótipo contendo taninos (SC 319). O processo de extrusão aumentou a liberação de compostos fenólicos totais. Os flavonoides das classes das flavonas, flavonóis e ácidos fenólicos, retratados no perfil de constituintes químicos do sorgo extrusado permitem concluir que esse tratamento é capaz de melhorar a disponibilidade de compostos com características bioativas, constituindo-se assim uma vantagem em relação ao sorgo cru não tratado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSorgo BRS 332
dc.subjectAnálise de componentes principais
dc.subjectSorgo SC 319
dc.titleCaracterísticas químicas e nutricionais de dois genótipos de sorgo, depois da extrusão termoplástica.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroSorghum Bicolor
dc.subject.thesagroAntioxidante
dc.subject.thesagroAnálise Química
dc.subject.thesagroVariedade
dc.format.extent2p. 234-260.
riaa.ainfo.id1132864
riaa.ainfo.lastupdate2021-07-08
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.37885/210504759
dc.contributor.institutionFLÁVIA ASSUNÇÃO CAMPELO, Universidade Federal de Minas Gerais; GILBERTO SIMEONE HENRIQUES, Universidade Federal de Minas Gerais; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; VALERIA APARECIDA VIEIRA QUEIROZ, CNPMS; ANA LUIZA COELI CRUZ RAMOS, Universidade Federal de Minas Gerais; MAURO RAMALHO SILVA, PUC-MG; RODINEI AUGUSTI, Universidade Federal de Minas Gerais; JÚLIO ONÉSIO FERREIRA MELO, Universidade Federal de São João del-Rei; INAYARA CRISTINA ALVES LACERDA, Universidade Federal de Minas Gerais; RAQUEL LILHARES BELLO DE ARAÚJO, Universidade Fedeal de Minas Gerais.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro científico (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracteristicas-quimicas.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace