Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAUER, C. G.
dc.contributor.authorBILENKI JUNIOR, V.
dc.contributor.authorPIASSETTA, R. de L. R.
dc.date.accessioned2021-07-24T02:05:57Z-
dc.date.available2021-07-24T02:05:57Z-
dc.date.created2021-07-23
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: EVENTOS ARAUCÁRIA: PESQUISA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ERVA-MATE XXI: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA O SETOR ERVATEIRO, 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1133095-
dc.descriptionA erva-mate é uma espécie arbórea explorada comercialmente para a produção de chimarrão, chás e seus derivados, de importância econômica e social na região Sul do Brasil. As doenças de plantas são fatores que diminuem a sua produtividade e qualidade. Brotações e gemas têm sido observadas com sintomas de queima em fase de mudas (viveiro) e árvores jovens (campo nativo e plantios comerciais) em diferentes localidades. Os sintomas surgem após períodos de chuvas combinados com temperaturas extremas, inclusive com geada, principalmente nas brotações novas após a poda de colheita. Amostras de ponteiras doentes coletadas nos municípios de Colombo e União da Vitória, PR, foram analisadas em laboratório. Processou-se o isolamento direto (ponteiras doentes colocadas em câmara úmida constituída de caixas gerbox com papel de filtro umedecido com água ultrapurificada) e isolamento indireto (esterilização superficial de fragmentos da porção doente pela imersão por 30 segundos em solução álcool 70%, imersão em solução 1% de hipoclorito de sódio por 1 minuto e posterior plaqueamento em meio batata-dextrose-ágar + antibiótico). Caixas gerbox e placas com meio de cultura foram incubadas a 24 °C até o surgimento de colônias e estruturas reprodutivas. Exames ao microscópio revelaram a presença de acérvulos e conídios de Colletotrichum spp. e de esporodóquios e conídios de Fusarium spp. Estudos complementares de identificação taxonômica serão feitos por meio de métodos moleculares. Postula-se que a associação destes fungos com a queima das ponteiras de erva-mate seja decorrente de condições climáticas de alta umidade e temperaturas ótimas.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Documentos, 344).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectErva-mate
dc.titleAssociação de Colletotrichum e Fusarium com queima de ponteiras em erva-mate.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFusarium
dc.subject.thesagroIlex Paraguariensis
dc.description.notesResumo.
dc.format.extent2p. 53.
riaa.ainfo.id1133095
riaa.ainfo.lastupdate2021-07-23
dc.contributor.institutionCELSO GARCIA AUER, CNPF; VALDOMIRO BILENKI JUNIOR, CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO IGUAÇU, UNIÃO DA VITÓRIA, PR; ROBERTO DE LISBOA RESENDE PIASSETTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2021-AnaisErvamateEAraucaria-Documentos344-pg53.pdf235,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace