Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJACOMO, B. DE O.
dc.contributor.authorMINGOTI, R.
dc.contributor.authorPESSOA, M. C. P. Y.
dc.contributor.authorMARINHO-PRADO, J. S.
dc.date.accessioned2021-09-10T15:03:28Z-
dc.date.available2021-09-10T15:03:28Z-
dc.date.created2021-09-10
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 15., 2021, Campinas. Anais... Campinas: Instituto de Zootecnia, 2021. 12 p.
dc.identifier.isbn978-65-994972-0-9
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1134204-
dc.descriptionAnastrepha curvicauda (Diptera: Tephritidae) é uma importante praga de cultivo de mamão. Essa mosca-das-frutas está presente em países do sul da América do Norte (também em áreas peninsulares), da América Central e Caribe e da América do Sul (Venezuela e Colômbia). O Brasil é o segundo produtor mundial de mamão, e o inseto é considerado praga quarentenária ausente (PQA) no país, portanto ações que contribuam com estratégias de prevenção à sua entrada são imprescindíveis. Este trabalho produziu zoneamentos de nicho ecológico de A. curvicauda em território brasileiro usando algoritmos Garp e MaxEnt, no OpenModeller. Considerou parâmetros climáticos nacionais para avaliar áreas favoráveis no Brasil. Dados de ocorrência do inseto foram obtidos (GBIF; CABI). Planos de informação de pressão do vapor de água, radiação solar, velocidade do vento, variáveis bioclimáticas, precipitação, temperaturas (máxima, média e mínima) e umidade relativa foram gerados, utilizando dados nacionais para as três últimas variáveis. Dados municipais sobre cultivo de mamão em 2017 no país foram considerados (IBGE). O MaxEnt indicou favorabilidade ao inseto em todo o país, com probabilidades de ocorrência menos elevadas em áreas da faixa litorânea do sul do Rio de Janeiro e São Paulo e nos estados da região Sul; alguns pontos com presença do inseto no exterior não foram sinalizados como altamente favoráveis. O Garp indicou favorabilidade à ocorrência do inseto em pontos de Acre, Roraima e Amapá, alguns próximos às fronteiras com países vizinhos, além de extensas áreas favoráveis predominantes na região Sudeste e ao sul da região Nordeste, entre outras.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDefesa fitossanitária
dc.subjectTendência
dc.titleEstimativa de nicho ecológico de Anastrepha curvicauda em território brasileiro por algoritmos de modelagem.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMosca das Frutas
dc.subject.thesagroPraga Quarentenária
dc.description.notesEvento online. CIIC 2021.
riaa.ainfo.id1134204
riaa.ainfo.lastupdate2021-09-10
dc.contributor.institutionBÁRBARA DE OLIVEIRA JACOMO, BOLSISTA CNPM; RAFAEL MINGOTI, CNPM; MARIA CONCEICAO PERES YOUNG PESSOA, CNPMA; JEANNE SCARDINI MARINHO PRADO, CNPMA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
5955.pdf705,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace