Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTODESCATTO, F.
dc.contributor.authorTARDIN, F. D.
dc.contributor.authorFREITAS, M. H. de
dc.contributor.authorSANTOS, J. dos
dc.contributor.authorSOUZA, J. M. S. de
dc.contributor.authorROSA, M. A. B. da
dc.contributor.authorANDRÉ, V. L. S.
dc.contributor.authorPARRELLA, R. A. da C.
dc.date.accessioned2021-10-26T13:02:09Z-
dc.date.available2021-10-26T13:02:09Z-
dc.date.created2021-10-26
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 4.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 9., 2020, Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2020. p. 40.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135567-
dc.descriptionO sorgo sacarino surge como uma matéria prima alternativa para utilização na entressafra da cana-de-açúcar em usinas de etanol, por sua semelhança a cana, no quesito de produzir colmos com caldo rico em açúcares fermentáveis, porém com ciclo muito inferior ao da cana. Visando avaliar características agronômicas de diferentes genótipos de sorgo sacarino e identificar aqueles mais promissores ao cultivo, na Safra 2019, foi realizado na Embrapa Agrossilvipastoril, Sinop, MT, um experimento com 24 híbridos experimentais, além da testemunha comercial BRS 511. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três repetições. As parcelas úteis foram formadas por duas fileiras de 5 m de comprimento e espaçadas em 0,70 m. Foram avaliadas as características de altura, florescimento, produção de matéria verde (PMV) e de sólidos solúveis totais (SST). Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e, posteriormente, as médias dos genótipos para cada variável foram submetidas ao teste de agrupamento proposto por Scott- Knott (P<0,05). Pela ANOVA, confirmou-se a existência de diferenças significativas (P<0,01) entre genótipos para todas as variáveis analisadas, demonstrando a existência de variabilidade genética e possibilidade de seleção dos genótipos de interesse agronômico. O teste de Scott-Knott, gerou quatro grupos de médias para a característica altura, onde os genótipos mais altos apresentaram porte médio de 4,98 m. Os mais baixos mediram 3,06 m de altura, em média. Grande variabilidade foi observada quanto ao florescimento, sendo os genótipos divididos em 11 grupos de médias. O mais tardio floresceu aos 134 dias após o plantio (DAP). Já os genótipos mais precoces floresceram em média aos 65 DAP. Quanto a PMV, quatro grupos foram formados, onde os genótipos com maior PMV apresentaram valor médio de 92,63 t ha-1. Em contraste, o grupo menos produtivo apresentou valor médio de PMV de 43,19 t ha-1. Referente ao teor de SST, também se observou a formação de quatro grupos, onde os genótipos com os maiores valores de SST mediram, em média, 17,3 oBrix. O grupo com menores teores de SST apresentou valor médio de 12,1 oBrix. Por meio destes resultados podemos confirmar a existência de variabilidade genética entre os híbridos, de forma que demonstra a viabilidade e importância do melhoramento genético para o desenvolvimento e seleção de genótipos que após avaliados em diferentes locais e anos poderão ser ofertados ao mercado como nova cultivar comercial.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCana-de-açúcar
dc.subjectSinop-MT
dc.subjectMato Grosso
dc.titleCaracterização agronômica de genótipos de sorgo sacarino, matéria-prima alternativa a cana-de-açúcar para produção de etanol.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSorghum Bicolor
dc.subject.thesagroMelhoramento
dc.subject.thesagroMelhoramento Genético Vegetal
dc.subject.thesagroUsina Açucareira
riaa.ainfo.id1135567
riaa.ainfo.lastupdate2021-10-26
dc.contributor.institutionFELIPE TODESCATTO, UFMT, Sinop-MT; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; MURILO HENRIQUE DE FREITAS, UFMT, Sinop-MT; JÉSSICA DOS SANTOS, UFMT, Sinop-MT; JULIANA MARIA SILVA DE SOUZA, UFMT, Sinop-MT; MARIA ANTONIA BERTOLUCCI DA ROSA, UFMT, Sinop-MT; VERA LÚCIA SIMÕES ANDRÉ, UNEMAT, Sinop-MT; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS.
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace