Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorREZENDE, E. H.
dc.contributor.authorAUER, C. G.
dc.contributor.authorDUIN, I. M.
dc.contributor.authorCOELHO, T. A. do V.
dc.contributor.authorMIRANDA, I. D. S.
dc.contributor.authorHIGA, A. R.
dc.contributor.authorSILVA, L. D.
dc.contributor.authorSANTOS, A. F. dos
dc.date.accessioned2021-11-17T18:00:24Z-
dc.date.available2021-11-17T18:00:24Z-
dc.date.created2021-11-17
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCiência Florestal, v. 31, n. 4, p. 1930-1948, out./dez. 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136230-
dc.descriptionO uso de genótipos resistentes é um dos principais métodos de controle de doenças no Brasil, sendo fundamental o melhoramento genético visando a obter novos genótipos resistentes, para suprir essa demanda. Assim, o objetivo deste trabalho foi estimar os parâmetros genéticos das variáveis resistência ao cancro, causado por Chrysoporthe cubensis e resistência à mancha foliar, causada por Cylindrocladium spp. e Kirramyces epicoccoides, bem como avaliar suas implicações na estratégia de melhoramento genético de Eucalyptus grandis. Foi instalado um teste de progênies de polinização aberta, em dois locais no Estado de São Paulo, nas regiões de Anhembi e Itatinga. O teste foi realizado em blocos casualizados, com 176 progênies e três testemunhas, uma por parcela, com 30 repetições em Itatinga e 28 repetições na região de Anhembi. A resistência ao cancro foi avaliada aos 12, 24 e 29 meses de idade na região de Anhembi e aos 15, 27 e 32 meses de idade, na região de Itatinga. A resistência à mancha foliar foi avaliada aos 12 e 24 meses de idade na região de Anhembi e aos 15 e 27 meses de idade, na região de Itatinga. Os parâmetros genéticos foram estimados, utilizando o software SELEGEN REML/BLUP®. Com a mesma população de seleção, verificou-se que, para a região de Itatinga, as estimativas de parâmetros genéticos indicam maior potencial para a seleção de genótipos resistentes ao cancro e à mancha foliar. Porém, para as condições edafoclimáticas da região de Anhembi, essa população apresenta potencial de seleção inferior, o que fica evidenciado pelos baixos valores de herdabilidade média individual de progênies estimados. Na região de Itatinga, foram obtidos valores de herdabilidade média individual de progênies para a resistência ao cancro e à mancha foliar, que variaram de moderado a alto, indicando que pode haver bons ganhos com a seleção neste local.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSelection
dc.subjectHerdabilidade
dc.titlePotencial de seleção em uma população de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden, para resistência à mancha foliar e ao cancro.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroEucalyptus Grandis
dc.subject.thesagroSeleção
dc.subject.thesagroDoença de Planta
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroMancha Foliar
dc.subject.thesagroCancro
dc.subject.nalthesaurusHeritability
dc.subject.nalthesaurusPlant diseases and disorders
dc.subject.nalthesaurusLeaf spot
dc.subject.nalthesaurusCankers (plants)
riaa.ainfo.id1136230
riaa.ainfo.lastupdate2021-11-17
dc.contributor.institutionEDUARDO HENRIQUE REZENDE, Universidade Federal do Tocantins; CELSO GARCIA AUER, CNPF; IZABELA MOURA DUIN, UEL; THIARE APARECIDA DO VALLE COELHO, UFPR; IZABELE DOMINGUES SOARES MIRANDA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; ANTONIO RIOYEI HIGA, UFPR; LUCIANA DUQUE SILVA, ESALQ; ALVARO FIGUEREDO DOS SANTOS, CNPF.
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Celso-Auer-56935-304903-1-PB.pdf651,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace