Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136536
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorARAÚJO, E. P. de
dc.contributor.authorPIRES, N. L.
dc.contributor.authorMUNIZ, D. H. de F.
dc.contributor.authorCALDAS, E. D.
dc.contributor.authorOLIVEIRA FILHO, E. C. de
dc.date.accessioned2021-11-25T02:10:09Z-
dc.date.available2021-11-25T02:10:09Z-
dc.date.created2021-11-24
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 12., 2021, Salvador. Anais... Salvador: IBEAS, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136536-
dc.descriptionRESUMO A importante bacia agrícola do Rio Preto no Distrito Federal não possui informações sobre a qualidade das águas dos seus corpos hídricos em relação aos agrotóxicos. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar resíduos dos herbicidas glufosinato, glifosato e seu produto de degradação AMPA (ácido aminometilfosfônico), nas águas superficiais da Bacia Hidrográfica do Rio Preto. Um total de 38 amostras foram coletadas de 19 pontos em agosto e setembro de 2021, período de seca na região. Os analitos foram determinados por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS), com limite de quantificação de 0,002 a 0,0025 ?g/L. Todos os agrotóxicos foram detectados, ao menos uma vez, em pelo menos uma amostra analisada. As concentrações detectadas de glifosato estavam em conformidade com a resolução Conama 357/05 para água das classes 1, 2 e 3, assim como glifosato e AMPA estavam em conformidade com o Valor Máximo Permitido (VMP) previsto na portaria n° 888/21, para consumo humano. As concentrações máximas de glifosato e AMPA também não apresentaram potenciais riscos para organismos aquáticos. Glufosinato não é um parâmetro previsto nessas instruções normativas e, para esse herbicida, não foram encontrados estudos sobre sua ecotoxicidade para organismos aquáticos. A continuidade deste monitoramento para avaliar se estas concentrações reduzem ou aumentam ao longo do tempo, principalmente no período de chuva, é necessária.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAnálise de herbicidas em corpos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Preto no Distrito Federal.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgrotóxico
dc.subject.thesagroContaminação
dc.subject.thesagroQualidade da Água
riaa.ainfo.id1136536
riaa.ainfo.lastupdate2021-11-24
dc.contributor.institutionESMERALDA PEREIRA DE ARAÚJO; NAYARA LUIZ PIRES; DAPHNE HELOISA DE FREITAS MUNIZ, CPAC; ELOISA DUTRA CALDAS; EDUARDO CYRINO DE OLIVEIRA FILHO, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Cyrino-analise-de-herbicidas-em-corpos.pdf654.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace