Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136567
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWASKIEWIC, M. E.
dc.contributor.authorDINNEBIER, H. C. F.
dc.contributor.authorMATTHIENSEN, A.
dc.date.accessioned2021-11-25T15:00:43Z-
dc.date.available2021-11-25T15:00:43Z-
dc.date.created2021-11-25
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: MATTHIENSEN, A. (Org.). Ações e pesquisas em recursos hídricos na Bacia do Rio Jacutinga e Bacias contíguas. Mafra: UNC, 2021. p. 182-194.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1136567-
dc.descriptionResumo: O cenário de sobre explotação e contaminação das águas subterrâneas nas regiões Oeste e Meio Oeste do Estado de Santa Catarina é preocupante. As fontes de contaminação podem ser associadas à inúmeros fatores, como o manejo inadequado de poços tubulares profundos, abandono de poços secos, infiltração de poluentes nos aquíferos por problemas estruturais de construção, além de outras fontes de poluição menos óbvias, como a proximidade de cemitérios. Neste sentido, e tendo em vista a atual preocupação ambiental com a saúde dos aquíferos e das pessoas que se utilizam destas águas, este capítulo apresenta um estudo sobre a presença de poços profundos utilizados para abastecimento humano, perfurados próximos a cemitérios comunitários no município de Concórdia SC. No Brasil, não há uma legislação que estabeleça a distância adequada entre cemitérios e poços profundos. Porém, é sugerido uma distância de 250 m entre cemitérios e qualquer poço ou nascente de abastecimento de água potável. No total, foram cadastrados 686 poços profundos e identificada a presença de 61 cemitérios para o município. Foram observados 17 poços profundos localizados no entorno de 14 cemitérios, com distâncias inferiores a 250 m. Desses poços, 47% ainda estavam em uso no momento de seu cadastramento. Na região de Concórdia predominam poços tubulares do Aquíferos Serra Geral, mais vulnerável por se tratar de um aquífero fraturado e não tão profundo. Assim, esse cenário, associado à problemas técnicos de construção e manutenção dos poços, tornam o risco de contaminação extremamente relevante em decorrência da possibilidade de comunicação de contaminantes por meio das fraturas do aquífero.
dc.languagePortugues
dc.language.isopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCemitérios
dc.subjectNecrochorume
dc.subjectAquífero Serra Geral
dc.titleMapeamento dos cemitérios e dos poços tubulares profundos em seus entornos, utilizados para o consumo humano, no município de Concórdia, SC.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroÁguas Subterrâneas
dc.subject.thesagroPoluição Ambiental
dc.contributor.institutionMAIKON EDUARDO WASKIEWIC, Biólogo; HELGA CRISTINA FUHRMANN DINNEBIER, UFFS/Erechim; ALEXANDRE MATTHIENSEN, CNPSA.
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
final9806.pdf732,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace