Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137327
Título: Estruturas de governança de transações das organizações detentoras de direitos de proteção em cultivares de feijão-comum no Brasil.
Autoria: CASTRO, E. de C.
PACHECO, A. R.
SOUZA, C. B. de
WANDER, A. E.
Afiliação: EVERTON DE CARVALHO CASTRO, CNPAF; ABILIO RODRIGUES PACHECO, CNPF; CLEONICE BORGES DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF.
Ano de publicação: 2021
Referência: Revista Razão Contábil & Finanças, v. 12, n. 2, p. 1-22, jul./dez. 2021.
Conteúdo: O objetivo deste artigo foi identificar o papel do ambiente institucional na formação de estruturas de governança estabelecidas pelas organizações detentoras de direitos de proteção em cultivares de feijão-comum no Brasil. Por meio de entrevistas realizadas com representantes dos detentores de proteção de cultivares de feijão-comum foram levantadas as decisões e motivações para a estruturação da cadeia produtiva de sementes. A multiplicação de sementes ocorre na maioria das vezes por meio de contratos de licenciamento, diante de muita preocupação com a existência do comércio ilegal de sementes. Entre os achados, verifica-se que a incerteza e o risco moral podem indicar a razão de o desenvolvimento de cultivares de feijão-comum no Brasil ser encabeçado por organizações públicas, com pouca participação da iniciativa privada.
Thesagro: Feijão
Cadeia Produtiva
Semente
NAL Thesaurus: Beans
Food chain
Seeds
Palavras-chave: Proteção de cultivar
ISSN: 2236-0700
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rrcf-2021.pdf566,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace