Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137329
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorDIAS, F. R. T.
dc.contributor.authorSILVA, J. C. B.
dc.contributor.authorNOGUEIRA, E.
dc.contributor.authorABREU, U. G. P. de
dc.date.accessioned2021-12-08T15:01:09Z-
dc.date.available2021-12-08T15:01:09Z-
dc.date.created2021-12-08
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO DO CICLO DE VIDA, 7., 2021. Anais... [Evento online]: UFRGS, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137329-
dc.descriptionA bovinocultura de corte é uma das atividades mais relevantes para a economia do Pantanal e do Brasil. O rebanho nacional em 2018 estava em torno de 213,5 milhões e o do Pantanal em torno de 3,85 milhões de animais. A contribuição da bovinocultura de corte para as mudanças climáticas é atribuída principalmente à emissão de metano entérico pelos animais, à emissão de óxido nitroso pela decomposição dos dejetos animais, e à emissão de CO2 e outros gases de efeito estufa pela formação e manutenção da pastagem. Desde seu estabelecimento em 1975, a Embrapa Pantanal vem desenvolvendo tecnologias para a bovinocultura de corte no Pantanal, muitas vezes em parceria com a Embrapa Gado de Corte. Dentre as iniciativas desta parceria, está o arranjo de projetos "+Precoce", que visou o desenvolvimento de tecnologias e sistemas de produção do novilho precoce. Dentro os projetos deste arranjo, está o projeto ?+Cria?, voltado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias relacionadas à reprodução animal. Dentre as tecnologias desenvolvidas, estão aquelas associadas ao uso de inseminação Artificial a Tempo Fixo (IATF). A IATF é uma biotécnica que supre as deficiências da inseminação artificial tradicional, que são as falhas de detecção de cios e a incapacidade de atingir fêmeas em anestro. A IATF consiste no uso de fármacos capazes de controlar e sincronizar o ciclo estral e a ovulação das fêmeas, de modo que, se possa inseminar esses animais em horários pré-determinados e com boas taxas de concepção. Sendo também capaz de trazer fêmeas em anestro à ciclicidade. Assim, o uso de protocolos hormonais define o calendário da estação de monta para data e hora pré-estabelecidos de inseminação artificial. A IATF tem grande potencial para o aumento de eficiência zootécnica e desempenho econômico de sistemas de cria de bovinos de corte no Pantanal, associado ou não ao uso de outras tecnologias. Este trabalho compara a avaliação de ciclo de vida (ACV) do ?berço ao portão? de um sistema de cria do Pantanal modal, e de dois sistemas melhorados pelo uso de IATF e de pastagem plantada.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleAvaliação de ciclo de vida de sistemas modais e melhorados de cria no Pantanal.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroImpacto Ambiental
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroPecuária
dc.subject.nalthesaurusBeef cattle
dc.subject.nalthesaurusEnvironmental impact
dc.subject.nalthesaurusLivestock production
dc.description.notesv. 2.
dc.format.extent2p. 107-112.
riaa.ainfo.id1137329
riaa.ainfo.lastupdate2021-12-08
dc.contributor.institutionFERNANDO RODRIGUES TEIXEIRA DIAS, CPAP; JULIANA CORREA BORGES SILVA, CPAP; ERIKLIS NOGUEIRA, CPAP; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-ciclo-vida-2021.pdf2.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace