Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137513
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBRAGA, L. R. F.
dc.contributor.authorSILVA, L. de J. de S.
dc.date.accessioned2021-12-10T15:00:43Z-
dc.date.available2021-12-10T15:00:43Z-
dc.date.created2021-12-10
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationIn: SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE DEMOCRACIA, CIUDADANÍA Y ESTADO DE DERECHO, 2., 2020, Ourense. Libro de artículos. Ourense: Universidade de Vigo, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137513-
dc.descriptionO Projeto de Assentamento Agroextrativista no município de Juruti/PA, na Amazônia brasileira é palco de disputa entre a Alcoa, empresa que explora os platôs minerais, e as comunidades tradicionais que no mesmo território organizam sua vida cultural, social, ancestral e econômica. Neste contexto, desenvolvem-se projetos distintos: a empresa visa a exploração capitalista e as comunidades a manutenção de uma vida orgânica, intricada com a natureza. A água está no centro da disputa, pois é um bem sem o qual nem as 37 comunidades do projeto de assentamento e nem a atividade mineradora poderá existir. Com base em pesquisa documental e empírica, deseja-se discutir, no presente trabalho, a conformação legal do uso da água do Lago de Juruti Velho e, ainda, a lutas estabelecidas pelas comunidades locais para que seja proibida a retirada de água para uso na mineração. Deseja-se ainda discutir a estratégia utilizada no licenciamento ambiental para autorizar o uso da água para atividade mineradora e as externalidades ativadas com este uso. Portanto, a existência do conflito pela água em Juruti tem impulsionado a mobilização social, fomentando articulação e ampliado a visão dos direitos territoriais dos assentados e, consequentemente, a reação da empresa.
dc.languagePortugues
dc.language.isopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConflitos socioambientais
dc.subjectPopulações tradicionais
dc.subjectUso da água
dc.titleConflitos pelo uso da água no lago de Juruti Velho.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroMineração
dc.format.extent2p. 1250-1269.
dc.contributor.institutionLÍLIAN REGINA FURTADO BRAGA, Universidade Federal Fluminense - UFF; LINDOMAR DE JESUS DE SOUSA SILVA, CPAA.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Libro-II-SIDECIED-2020-p1250.pdf14,06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace