Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137646
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMATTOS, P. P. de
dc.contributor.authorBRAZ, E. M.
dc.contributor.authorCANETTI, A.
dc.contributor.authorRODRIGUES, A. L.
dc.contributor.authorCURTO, R. de A. C.
dc.contributor.authorSTEPKA, T. F.
dc.contributor.authorFIGUEIREDO FILHO, A.
dc.contributor.authorDALLA CORTE, A. P.
dc.contributor.authorSANQUETTA, C. R.
dc.contributor.authorMACHADO, S. do A.
dc.contributor.authorPELLICO NETTO, S.
dc.date.accessioned2021-12-17T02:02:08Z-
dc.date.available2021-12-17T02:02:08Z-
dc.date.created2021-12-13
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: SOUSA, V. A. de; FRITZSONS, E.; PINTO JUNIOR, J. E.; AGUIAR, A. V. de (ed.). Araucária: pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Brasília, DF: Embrapa, 2021. cap. 11, p. 229-248.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137646-
dc.descriptionO incremento em diâmetro é uma das mais importantes características dimensionais para avaliação da dinâmica de crescimento de determinada espécie arbórea. Informações sobre o crescimento das espécies arbóreas são grandes auxiliares para o conhecimento de suas fases de vida, estimativas de produção de biomassa e planejamento de seu manejo. Sabe-se que fatores externos e internos podem ser fonte de alteração do padrão de crescimento esperado, sendo importante conhecê-los para poder manejar a floresta. O incremento em diâmetro muitas vezes é apresentado em valores médios. Entretanto, resultados apresentados dessa forma podem mascarar as simulações de crescimento. Isso dificulta a identificação do incremento potencial máximo, reduzindo expectativas de condução e manejo da espécie. O crescimento de árvores de Araucaria angustifolia (Bert.) O. Ktze pode variar em função da altitude, solo, ambiente local, disponibilidade de luz, características genéticas, entre outros fatores. Além disso, mesmo considerando um mesmo ambiente, o incremento de crescimento pode variar de acordo com a idade e, principalmente, a fase de vida da espécie. Assim, é importante conhecer o padrão de crescimento de araucária, em diferentes situações ambientais. Este capítulo apresenta dados de crescimento diamétrico dessa espécie: a) em diferentes remanescentes da região Sul do Brasil; b) em situações diferenciadas de alteração ou sucessão arbórea; c) em plantio homogêneo, sob condições diferenciadas de competição e d) em plantio de áreas urbanas sob condições de poluição atmosférica.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleCrescimento em diâmetro de Araucaria angustifolia em florestas naturais e em plantios estabelecidos na região Sul do Brasil.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAraucária Angustifólia
dc.subject.thesagroPinheiro do Paraná
dc.subject.thesagroDiâmetro
dc.subject.thesagroCrescimento
riaa.ainfo.id1137646
riaa.ainfo.lastupdate2021-12-16
dc.contributor.institutionPATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; ALINE CANETTI, Consultora autônoma; AURÉLIO LOURENÇO RODRIGUES, SANEPAR; RAFAELLA DE ANGELI CURTO, UFRRJ; THIAGO FLORIANI STEPKA, Universidade do Estado de Santa Catarina; AFONSO FIGUEIREDO FILHO, Universidade Estadual do Centro-Oeste; ANA PAULA DALLA CORTE, UFPR; CARLOS ROBERTO SANQUETTA, UFPR; SEBASTIÃO DO AMARAL MACHADO, UFPR; SYLVIO PELLICO NETTO, UFPR.
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EmbrapaFlorestas-2021-LV-AraucariaEmbrapa-cap11.pdf3.63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace