Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSPERA, S. T.
dc.contributor.authorTARDIN, F. D.
dc.contributor.authorCHITARRA, L. G.
dc.date.accessioned2021-12-16T16:13:25Z-
dc.date.available2021-12-16T16:13:25Z-
dc.date.created2021-12-16
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: SEMINÁRIO NACIONAL DE MILHO SAFRINHA, 16., 2021, Assis. Três décadas de inovações: avanços e desafios: anais. Sete Lagoas: Associação Brasileira de Milho e Sorgo, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1137977-
dc.descriptionO sistema plantio direto (SPD) têm três pressupostos básicos: não revolvimento do solo, rotação de culturas e cobertura permanente do solo com palha. A falta de cobertura do solo ou cobertura inadequada, por um período prolongado, tem sido um problema apontado para o adequado manejo do solo de lavouras conduzidas com SPD na região tropical do Brasil. Um dos fatores que contribuem para o efetivo sucesso do sistema plantio direto baseia-se em rotações de culturas que proporcionem elevada adição de diferentes tipos de resíduos culturais ao solo (Fidelis et al., 2003). No estado de Mato Grosso, os problemas apontados no SPD são: falta de opções de culturas para rotação e insuficiente cobertura do solo. Isto pode comprometer a qualidade das lavouras manejadas com SPD, descaracterizando-as como agricultura de baixo carbono (Derpsch et al., 2010). As lavouras anuais de Mato Grosso normalmente são manejadas sem preparo do solo, mas nem sempre em conformidade com os preceitos do SPD. Em manejos conservacionistas, sob clima tropical e subtropical, preconiza-se o aporte de maiores quantidades de resíduos culturais, compensando a rápida decomposição, a fim de manter a superfície do solo protegida durante o maior tempo possível e aumentar a matéria orgânica do solo (Guimarães et al., 2010). Uma produção de massa vegetal de leguminosas tem sido indicada, por estas favorecerem maior disponibilidade de nitrogênio às culturas subsequentes, e esse efeito tem sido obtido com a soja. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção e o aporte de palhada, na sequência de safra e safrinha de diferentes combinações de culturas para o norte de Mato Grosso.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectManejo conservacionista
dc.subjectMato Grosso
dc.subjectSinop-MT
dc.titleImportância do milho safrinha para a formação de palhada em lavouras manejadas com sistema plantio direto.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroZea Mays
dc.subject.thesagroCobertura do Solo
dc.subject.thesagroSafrinha
dc.format.extent2p. 59-60.
riaa.ainfo.id1137977
riaa.ainfo.lastupdate2021-12-16
dc.contributor.institutionSILVIO TULIO SPERA, CPAMT; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; LUIZ GONZAGA CHITARRA, CNPA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021-cpamt-sts-importancia-milho-safrinha-formacao-palhada-lavoura-manejada-plantio-direto-p-59-60.pdf2,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace