Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSEOANE, C. E. S.
dc.contributor.authorBIM, O. B.
dc.contributor.authorFROUFE, L. C. M.
dc.contributor.authorSILVA, R. O. da
dc.contributor.authorLIMA, A. D.
dc.date.accessioned2021-12-21T14:00:55Z-
dc.date.available2021-12-21T14:00:55Z-
dc.date.created2021-12-21
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021. Anais... [S.l.]: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138153-
dc.descriptionO sistema agroflorestal sucessional praticado na divisa entre SP e PR deve ser considerado nas políticas públicas de desenvolvimento social e de conservação ambiental. Enquanto o extrato superior do dossel ainda não é dominado pelas árvores, o manejo, produtos e processos são similares a aqueles que as comunidades realizam histórica e culturalmente. No entanto, a partir da fase arbórea surgem dificuldades para a sustentabilidade. O objetivo deste trabalho foi discutir as dificuldades durante a fase arbórea e as oportunidades de ação em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PDTI) para superá-las. Foram realizados mais de 2500 dias de trabalho em campo. Ao longo desse tempo, observou-se as dificuldades e oportunidades no desenvolvimento da fase arbórea, que foram anotadas. Também foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. A falta de uma fonte de renda significativa durante a fase arbórea é uma dificuldade que se destaca, advinda principalmente de legislações e políticas públicas inexistentes ou excessivamente burocráticas para a comercialização dos produtos da fase arbórea, notadamente palmito de juçara e madeira de espécies nativas. As oportunidades de PDI estão no subsídio para a construção, junto aos órgãos públicos, de leis e políticas públicas simplificadas, visando viabilizar e incentivar a produção, e junto aos produtores, construir soluções de inovação tecnológica.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectAgroecologia
dc.subjectPolítica Pública
dc.subjectAgrofloresta
dc.subjectJuçara
dc.titleSistema agroflorestal sucessional do Vale do Ribeira: 2 - dificuldades e oportunidades para a expansão de sua adoção
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPalmito
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id1138153
riaa.ainfo.lastupdate2021-12-21
dc.contributor.institutionCARLOS EDUARDO SICOLI SEOANE, CNPF; OCIMAR BATISTA BIM, IPA; LUIS CLAUDIO MARANHAO FROUFE, CNPF; RODRIGO OZELAME DA SILVA, PPGMade/UFPR; ARTUR DALTON LIMA, COOPERAFLORESTA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021-AnaisXIICBSAF-2021-Seoane2.pdf3,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace