Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138160
Title: A utilização do sabiá (Mimosa Caesalpiniifolia) para gerar renda e melhorar o solo em sistemas agrícolas tradicionais no médio Mearim, Maranhão.
Authors: PORRO, R.
MILLER, R. P.
SOUSA, R. C. de
NASCIMENTO, A. S.
Affiliation: ROBERTO PORRO, CPATU; ROBERT PRITCHARD MILLER, Instituto Sociedade, População e Natureza-ISPN; RONALDO CARNEIRO DE SOUSA, Assema, Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão; ALINE SOUZA NASCIMENTO, PPGAA/UFPA - Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas, Universidade Federal do Pará.
Date Issued: 2021
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021. Anais... [S.l.]: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2021.
Description: O presente trabalho descreve o sistema agrícola empregado por João Soares e seus parentes no povoado de São Manoel, em Lago do Junco, Maranhão, no qual é incorporado a leguminosa arbórea sabiá (Mimosa caesalpiniifolia Benth.) como fonte de renda e para melhorar a fertilidade do solo. João desenvolve atividades produtivas no lote do pai, José, de 13 ha, em área de assentamento, e, principalmente, na área de 100 ha demarcada na década de 1960 pelo avô, onde reside sua avó Ana. Nessa área trabalham outros três irmãos e dois tios de João, e cada um cultiva roçados anuais. Além do plantio de frutíferas e a criação de aves e suínos próximo das residências, há um rebanho bovino de todos os familiares que é criado de forma conjunta nos 66,4 ha de pasto consorciado com babaçu. As capoeiras do lote do pai de João Soares estão em pousio há 6 anos e, enquanto o ?mato engrossa?, os familiares utilizam a terra da avó, que João considera ?melhor do que a do pai, porque tudo que a gente planta dá melhor?. Essa percepção se deve a uma prática de manejo adotada há anos pela família, de cultivar os roçados em capoeiras enriquecidas com a leguminosa sabiá.
Thesagro: Mimosa Caesalpiniaefolia
Agricultura Familiar
Keywords: Comunidades tradicionais
Agricultura de corte e queima
Maranhão
Language: Portugues
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaisXIICBSAF-2021-web-372-374.pdf149,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace