Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, L. G. de O.
dc.contributor.authorHOOGERHEIDE, E. S. S.
dc.contributor.authorROSSI, A. A. B.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.contributor.authorSILVA, B. R. da
dc.contributor.authorSILVA, W. D. da
dc.date.accessioned2022-01-07T13:00:31Z-
dc.date.available2022-01-07T13:00:31Z-
dc.date.created2022-01-07
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 5.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 10., 2021. Sinop. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2021. p. 14.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138860-
dc.descriptionA caracterização biométrica representa uma ferramenta essencial para identificar as principais características intrínsecas ao fruto e à semente, favorecendo subsídios para o melhor entendimento da dinâmica produtiva e exploração das espécies. O objetivo do trabalho foi caracterizar as sementes e frutos da planta alimentícia não convencional (PANC) quiabeiro-de-metro (Trichosanthes cucumerina) nas condições da Amazônia brasileira. O experimento foi conduzido em ambiente natural, no sítio Rancho Rowleod, localizado no município de Nova guarita, MT, cercado com tela específica para hortaliças, porém a semeadura foi feita em sacos plásticos, medindo 10 cm x 15 cm, preenchidos com substrato para plantas da marca Tropstrato HT®, sendo uma semente por saco na profundidade de 1,5 cm a 2 cm. Dessa semeadura, nove mudas foram obtidas. As mudas foram transplantadas quando apresentaram duas folhas definitivas para a área experimental, no espaçamento 3,00 x 3,00, formando três fileiras com três plantas cada, no período de abril a setembro de 2020. Em julho de 2020 (110 dias após o transplantio) foram colhidos e selecionados 60 frutos verdes para análise biométrica, os quais foram separados e classificados quanto ao tamanho (comprimento e diâmetro), utilizando paquímetro digital. Destes frutos, foram retiradas 100 sementes para a determinação do comprimento, largura e massa fresca. Para a determinação das dimensões, foi utilizado um paquímetro digital com precisão de 0,05mm, e uma balança de precisão para a obtenção da massa fresca. Para cada característica foram calculados a média, a mediana, a variância, o desvio padrão e amplitude. O comprimento dos frutos apresentou medidas entre 52 cm e 122 cm. A massa variou entre 118 g e 687 g, porém, o intervalo com maior frequência foi entre 400 g e 499 g. Já o diâmetro do fruto, variou entre 2,2 cm a 4,1 cm; e o número de sementes entre 0 unidades a 52 unidades, apresentando em média comprimento de1,5 cm, largura 1,01 cm e massa de 14,73 g. As avaliações biométricas das sementes, são importantes, pois estas características obtidas é uma medida considerável, visando obter sementes saudáveis, uniformes e consequentemente maior probabilidade de germinação. Os resultados para frutos e sementes foram considerados dentro dos padrões comparados a outros estudos realizados nos continentes asiático e africano de avaliação biométrica. Portanto avaliação biométrica de modo geral é uma característica importante na seleção, visando melhoramento genético natural e por conseguinte o processamento de frutas na indústria ou comércio in natura.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPANC
dc.subjectPlanta alimentícia não convencional
dc.subjectCaracterização biométrica
dc.subjectQuiabo-de-metro
dc.subjectNova Guarita-MT
dc.titleCaracterização biométrica de quiabo-de-metro.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroHortaliça
dc.subject.thesagroSemente
dc.subject.thesagroFruto
dc.subject.nalthesaurusTrichosanthes cucumerina
riaa.ainfo.id1138860
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-07
dc.contributor.institutionLEONÍCIA GOULART DE OLIVEIRA SILVA, UNEMAT, Alta Floresta-MT; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT; ANA APARECIDA BANDINI ROSSI, UNEMAT, Alta Floresta-MT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; BRUNO RAFAEL DA SILVA, CPAMT; WILIANE DYENE DA SILVA, UFMT, Sinop-MT.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021-cpamt-essh-caracterizacao-biometrica-quiabo-metro-p-14.pdf348,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace