Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139334
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTEMP, L. B.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, L. A. da S.
dc.contributor.authorPANETTO, J. C. do C.
dc.contributor.authorMACHADO, M. A.
dc.contributor.authorSILVA, M. V. G. B.
dc.contributor.authorOTTO, P. I.
dc.date.accessioned2022-01-26T17:00:23Z-
dc.date.available2022-01-26T17:00:23Z-
dc.date.created2022-01-26
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6., 2021, Diamantina. Zootecnia em tempos de pandemia: oportunidades e desafios. Diamantina: Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2021.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139334-
dc.descriptionObjetivou-se com este estudo realizar análise de validação genômica para as características de idade ao primeiro parto (IPP) e intervalo de partos (IDP) na raça Girolando. As análises foram conduzidas com dados fornecidos pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG). As avaliações genéticas e genômicas foram realizadas por meio de um modelo animal unicaracterística. A herdabilidade foi estimada em 0,12 e 0,03 para IPP e IDP, respectivamente. Menores valores genéticos médios para IPP foram encontrados no grupo de vacas com genótipo e fenótipo, enquanto para IDP, foram observados no grupo de todas as vacas. Maiores valores de confiabilidade foram encontrados nas análises genômicas, onde o grupo de vaca jovens apresentou aumento de 0,20 para IPP e 0,12 para IDP. O quartil 1 apresentou as menores médias de GEBV e fenótipo corrigido para ambas as características, enquanto o quartil 4 apresentou as maiores médias. Comparando-se os GEBV, houve diferença de 78,35 e 159,28 dias entre os quartis extremos, enquanto essa diferença foi de 16,93 e 145,09 dias para o fenótipo corrigido para IPP e IDP, respectivamente. Os resultados mostraram que as predições genômicas foram mais precisas para animais jovens que as avaliações genéticas tradicionais e permitiram a identificação e seleção dos melhores animais, sugerindo que esta metodologia pode ser uma eficiente ferramenta para melhorar geneticamente características reprodutivas em bovinos da raça Girolando.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGenômica
dc.subjectGado Girolando
dc.titleSeleção genômica para predição do mérito genético para características reprodutivas na raça Girolando.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBovino
dc.subject.thesagroGado Leiteiro
dc.subject.thesagroReprodução Animal
riaa.ainfo.id1139334
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-26
dc.contributor.institutionLARISSA BORDIN TEMP, Universidade Federal de Santa Maria; LUCIANA ALMEIDA DA SILVA OLIVERA, Universidade Federal de Santa Maria; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; MARCO ANTONIO MACHADO, CNPGL; MARCOS VINICIUS GUALBERTO B SILVA, CNPGL; PAMELA ITAJARA OTTO, Universidade Federal de Santa Maria.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Selecao-genomica.pdf397,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace