Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139348
Título: Transferibilidade de marcadores microssatélites desenvolvidos a partir de RNA-Seq de amendoim forrageiro.
Autoria: OLIVEIRA, J. C. de
SILVA, A. L. D. da
SILVA, C. C. da
SOUZA, A. P. de
FORMIGHIERI, E. F.
SILVA, L. M. da
CAMPOS, T. de
Afiliação: JÔNATAS CHAGAS DE OLIVEIRA, Universidade Federal do Acre (Ufac); ANDRÉ LUCAS DOMINGOS DA SILVA, Universidade Federal do Acre (Ufac); CARLA CRISTINA DA SILVA, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ANETE PEREIRA DE SOUZA, Universidade Estadual de Campinas (Unnicamp); EDUARDO FERNANDES FORMIGHIERI, CNPAE; LUCIELIO MANOEL DA SILVA, CPAF-AC; TATIANA DE CAMPOS, CPAF-AC.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: SEMINÁRIO DA EMBRAPA ACRE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO, 3., 2020, Rio Branco, AC. Ciência e tecnologia na sociedade digital (edição on-line): anais. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2021.
Páginas: p. 113-117.
Conteúdo: O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) apresenta destaque expressivo que traduz a sua importância econômica e ambiental em pastagens. Porém, ainda são poucas as variedades disponíveis para cultivo. O uso de marcadores moleculares baseados em RNA-Seq é vantajoso, pois são derivados de genes que podem estar relacionados com características fenotípicas de interesse agronômico. Assim, o objetivo deste trabalho foi testar a transferibilidade de marcadores microssatélites desenvolvidos a partir de RNA-Seq de Arachis pintoi para Arachis repens e o amendoim comum (Arachis hypogaea L.). Trinta e três locos microssatélites foram analisados, dos quais 28 apresentaram amplificação em todas as espécies. Tal resultado indica que esses locos são altamente conservados. A maior taxa de transferibilidade foi observada em A. repens (100%), espécie pertencente à mesma secção taxonômica que A. pintoi. Cinco locos amplificaram apenas em A. repens. Isso sugere alterações nas regiões flanqueadoras dos locos em A. hypogaea, impedindo o anelamento correto dos primers. Em A. hypogaea a taxa foi de 84,85%. A anotação funcional dos locos identificou similaridade com proteínas relacionadas ao crescimento, desenvolvimento e diferenciação de células e tecidos, e resistência a patógenos. Esses dados indicam o potencial informativo dos novos locos e podem ser usados em programas de melhoramento.
Thesagro: Melhoramento Genético Vegetal
Leguminosa Forrageira
Marcador Molecular
Seleção Fenótipa
Arachis Hypogaea
NAL Thesaurus: Plant breeding
Forage legumes
Arachis pintoi
Genetic markers
Palavras-chave: Amendoim forrageiro
Forage peanut
Cacahuetes forrajeros
RNA-Seq
Taxa de transferibilidade
Transfer rate
Leguminosas forrajeras
Arachis repens
Goobers
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Série: (Embrapa Acre. Eventos técnicos & científicos, 3).
Notas: Editores: Virgínia de Souza Álvares, Fabiano Marçal Estanislau.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
27284.pdf153,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace