Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorANTONIASSI, R. A. dos S.
dc.date.accessioned2022-11-21T13:01:27Z-
dc.date.available2022-11-21T13:01:27Z-
dc.date.created2022-01-28
dc.date.issued2022
dc.identifier.citation2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139439-
dc.descriptionResumo: O Pantanal faz parte da Região Hidrográfica do Rio Paraguai (RH-Paraguai) e possui, como característica, a inundação de uma parcela de sua área em determinadas épocas do ano. Essa inundação gera uma série de problemas socioeconômicos à população que vive em seu entorno. Problemas estes que podem ser mitigados quando há previsão de sua ocorrência com antecedência. Nesse sentido, este trabalho investiga a aplicação de técnicas de Aprendizado de Máquina (AM) para a predição de níveis dos rios da RH-Paraguai, utilizando dados diários de estações a montante para previsão do nível de estações a jusante. Nessa perspectiva, a modelagem com técnicas de AM demonstra-se eficaz nas predições, na medida que trabalhos similares aparecem na literatura correlata. Dessa maneira, é utilizada uma fonte de dados com valores de níveis diários, sendo selecionada uma amostra de três estações. Em seguida, foi retirada a defasagem do tempo entre o pico de cheia de uma estação e outra, pesquisados os hiperparâmetros ideais para as redes Long Short Term Memory (LSTM), Gated Recurrent Unit (GRU) e Bidirectional Long Short Term Memory (BiLSTM) e submetidos ao processo de treinamento. Posteriormente, foram selecionados os modelos de melhores resultados de cada algoritmo, os quais foram comparados com a técnica de Regressão utilizada atualmente. Os resultados mostram que os três modelos testados podem ser utilizados para a tarefa de predição, em que, os três apresentam melhorias em relação ao modelo atual. O modelo com o algoritmo GRU se destacou por apresentar as menores taxas de erro e por ser 23,84% mais preciso que o modelo de Regressão, já LSTM e BiLSTM são, respectivamente, 18,09% e 19,16% mais precisos que o modelo de Regressão. Os modelos de LSTM e BiLSTM se aproximam mais do valor real nos picos de níveis máximos e mínimos, quando comparados ao de Regressão e ao GRU.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectNivel de rio
dc.subjectModelo de prediçãopt_BR
dc.titlePredição de nível de rios da Região Hidrográfica do Rio Paraguai utilizando algoritmos de Aprendizado de Máquina.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroAnálise de Dados
dc.subject.thesagroHidrografia
dc.subject.nalthesaurusPrediction
dc.subject.nalthesaurusHydrograph
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Coorientador: Carlos Roberto Padovani.
dc.format.extent270 f.
riaa.ainfo.id1139439
riaa.ainfo.lastupdate2022-11-21
dc.contributor.institutionROGÉRIO ALVES DOS SANTOS ANTONIASSI, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Aparece nas coleções:Tese/dissertação (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mestrado-defesa-rogerio-antoniassi.pdf3.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace