Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139465
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. C. de
dc.contributor.authorCAMARGO, D.
dc.contributor.authorBEHLING, M.
dc.contributor.authorMORALES, M. M.
dc.date.accessioned2022-01-29T02:08:26Z-
dc.date.available2022-01-29T02:08:26Z-
dc.date.created2022-01-28
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 20., 2021, Colombo. Anais... Colombo: Embrapa Florestas, 2021. p. 11.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139465-
dc.descriptionAs causas de variação no incremento diamétrico mensal podem auxiliar na tomada de decisão para a escolha de arranjos aos sistemas integrados de produção e práticas de manejo, possibilitando o entendimento da resposta das árvores aos estímulos ambientais, tais como as variações do clima, face de exposição ao sol e arranjos dos plantios. Neste sentido, o objetivo foi avaliar o efeito do número de linhas no renque, face de exposição ao sol e da época de avaliação sobre o incremento diamétrico mensal de árvores de eucalipto no sistema de ILPF. Os dados foram coletados no experimento localizado na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, MT; os tratamentos avaliados foram aqueles realizados em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, com renques de árvores duplos (R2) e espaçamento de 3 m x 2 m x 50 m e triplos (R3) em espaçamento de 3 m x 2 m x 15 m, plantadas no sentido lesteoeste. Os dados foram obtidos de 74 árvores para R2 e 89 para R3, após desbaste seletivo, medidas mensalmente de agosto de 2020 a julho de 2021, por meio de fitas dendrométricas, cujos valores de crescimento foram obtidos mediante análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O incremento corrente mensal em diâmetro mostrou-se estacional, dependente da época de avaliação (seca ou chuvosa) e do arranjo no sistema de produção. O arranjo em R2 promoveu maior crescimento em diâmetro das árvores no sistema ILPF em comparação ao R3. Ainda, as faces norte e central de exposição ao sol promoveram maior crescimento diamétrico no arranjo R3 e a face norte no arranjo R2.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Documentos, 366).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIntegração lavoura-pecuária-floresta
dc.subjectCinta diamétrica
dc.subjectEucalipto híbrido urograndis
dc.titleIncremento diamétrico do eucalipto em sistema de produção integrado.
dc.typeResumo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id1139465
riaa.ainfo.lastupdate2022-01-28
dc.contributor.institutionRENATO CAMPOS DE OLIVEIRA, Graduando da UFMT; DIEGO CAMARGO, Graduando da UFMT; MAUREL BEHLING, CPAMT; MARINA MOURA MORALES, CNPF.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021-cpamt-mb-incremento-diametrico-eucalipto-sistema-producao-integrado.pdf685.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace