Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNOVOTNY, E. H.
dc.contributor.authorCANELLAS, L. P.
dc.contributor.authorCOLNAGO, L. A.
dc.date.accessioned2022-02-03T14:00:53Z-
dc.date.available2022-02-03T14:00:53Z-
dc.date.created2022-02-03
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: NUNES, R. R.; REZENDE, M. O. de O. (org.). O solo: estrutura e composição. São Carlos, SP: Cubo, 2022. cap. 11, p. 153-196.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139621-
dc.descriptionA matéria orgânica ambiental é o elo entre a biosfera, geosfera, hidrosfera e atmosfera sendo, portanto, fundamental para a sustentabilidade do ecossistema. Estimativas da massa total de carbono orgânico do solo variam de 1,22´1018 g de carbono a 2,46´1018 g de carbono, esse reservatório, que excede a quantidade em todos os demais reservatórios superficiais, interage com a atmosfera e afeta seu conteúdo em CO2. O conteúdo de carbono estocado no solo corresponde a 3 ou 4 vezes a quantidade de carbono na biomassa assim sendo, ações que visem aumentar o estoque de carbono no solo são mais efetivas e factíveis que alterações no conteúdo de biomassa. Adicionalmente, como será visto a seguir, um aumento do conteúdo de carbono no solo aumenta sua fertilidade, especialmente em condições tropicais, e com isso o conteúdo de biomassa vegetal que esse solo é capaz de suportar em um ciclo virtuoso. Tendo em vista a magnitude dos diferentes estoques e fluxos, fica claro a importância da matéria orgânica do solo no ciclo global do carbono e no planejamento de estratégias que visem mitigar as emissões antrópicas. Dentre os diversos componentes do solo a matéria orgânica desempenha papel primordial na qualidade deste. Isso decorre da influência que a quantidade e qualidade da matéria orgânica exercem sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos. Dentre essas propriedades destacam-se efeitos na melhoria e estabilidade de agregados, diminuição da plasticidade, aumento da capacidade de retenção de água, aumento da capacidade de troca de cátions (CTC) e participação essencial na respiração microbiana de determinadas espécies. Adicionalmente a matéria orgânica é, geralmente, o principal sítio de sorção para agrotóxicos e metais traços no solo, tanto micronutrientes como tóxicos. Esses efeitos são particularmente importantes nos solos tropicais, naturalmente ácidos e cuja fração mineral é composta principalmente de argilas de atividade baixa. E para um melhor entendimento dessas importantes propriedades, quer seja sua estabilidade no ambiente, como sua reatividade e serviços ecossistêmicos que a matéria orgânica do solo presta, é necessário caracterizá-la e conhecer sua composição e funcionalidades.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCaracterização da matéria orgânica do solo.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroSolo
riaa.ainfo.id1139621
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-03
dc.contributor.institutionETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS; LUCIANO PASQUALOTO CANELLAS, UENF; LUIZ ALBERTO COLNAGO, CNPDIA.
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caracterizacao-da-materia-organica-do-solo-2022.pdf5,36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace