Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorANDRADE, T. G. de
dc.contributor.authorFERREIRA, J. M.
dc.contributor.authorBASSI, B.
dc.contributor.authorEVARISTO, J. W.
dc.contributor.authorVENDRUSCULO, L. G.
dc.date.accessioned2022-02-08T18:00:24Z-
dc.date.available2022-02-08T18:00:24Z-
dc.date.created2022-02-08
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 243-246.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139814-
dc.descriptionA geoestatística abrange métodos, instrumentos e técnicas estatísticas utilizadas para a caracterização de fenômenos espaciais, tendo como objetivo a detecção de relações espaciais entre as amostras analisadas. Os métodos, normalmente, seguem duas etapas: a análise variográfica e posteriormente a determinação do modelo teórico de estimação. A análise variográfica visa diagnosticar correlação entre as amostras analisadas. Através do semivariograma, é possível constatar uma dependência espacial entre a semivariância dada pela variação do valor de uma variável e as amostras restantes e a distância que separa essas amostras (Vieira, 2000). Após a determinação do semivariograma experimental, procura-se ajustar um modelo matemático que melhor represente a configuração do mesmo. Dentre as vantagens desta técnica, está a estimação de valores em locais não amostrados (krigagem) da área de estudo, uma vez que se determine o modelo de dependência espacial. Esta abordagem permite a economia de recursos financeiros e de tempo no processo de amostragem. O objetivo deste trabalho é estudar a estrutura espacial do teor de matéria orgânica do solo coletada em amostras no município de Sapezal, MT, por meio de semivariogramas disponíveis na técnica de geostatística.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectModelagem
dc.subjectSemivariograma
dc.subjectTeor
dc.subjectGeoestatística
dc.subjectAnálise variográfica
dc.subjectModelo teórico de estimação
dc.subjectSapezal-MT
dc.titleModelagem de semivariogramas para a distribuição de teor de matéria orgânica do solo no município de Sapezal (MT).
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroEstrutura do Solo
riaa.ainfo.id1139814
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-08
dc.contributor.institutionTHIAGO GARCIA DE ANDRADE, UNEMAT, Sinop-MT; JACQUELINE MIRANDA FERREIRA, IFMT, Cáceres-MT; BRUNO BASSI, UNEMAT, Sinop-MT; JADER WILLIAN EVARISTO, UNEMAT, Sinop-MT; LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIA.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017-cpamt-lgv-modelagem-semivariogramas-distribuicao-teor-materia-organica-solo-sapezal-mt-p-251-254.pdf521,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace