Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139927
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMONTEIRO, L. C.
dc.date.accessioned2022-02-11T02:01:11Z-
dc.date.available2022-02-11T02:01:11Z-
dc.date.created2022-02-10
dc.date.issued2021
dc.identifier.citation67 f. 2021. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, MS.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139927-
dc.descriptionO solo é um sistema dinâmico que tem como uma de suas funções ser meio de crescimento e desenvolvimento das plantas, sendo fundamental a manutenção do equilíbrio entre produtividade e sustentabilidade. Por isso é necessário o uso de ferramentas para quantificar e identificar as práticas de manejo adotadas. O desenvolvimento de sistemas integrados de produção visa proporcionar condições para a proporcionar tal equilíbrio. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do sombreamento de eucalipto (Eucalyptus urophylla) em pastagem de Brachiaria brizantha (Syn. Urochloa brizantha) cv. Piatã sobre características morfológicas e químicas da forrageira e verificar o efeito de sistemas de manejo na agregação de um Latossolo Vermelho Distrófico típico de textura média, após cinco anos e implantação em uma área anteriormente ocupada por pastagem em degradação. Utilizou-se área com sistemas de produção conduzidos na Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Embrapa, localizada na Fazenda Copasul em Naviraí/MS, onde utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado para realizar dois estudos. No primeiro trabalho, foram avaliados produção de massa seca, relação folha/colmo e relação carbono/nitrogênio da B. brizantha, conduzida sob sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, com orientação do componente florestal no sentido Norte-Sul, com 6 épocas ( de outubro de 2018 a julho de 2019) e 3 posições entre os renques (Oeste, Centro e Leste). No segundo, foram determinados a estabilidade dos agregados via seco e úmida na camada 0-10 cm e teor de Carbono Orgânico Total (COT), nas camadas de 0-10 e 10-20 cm. Os dados foram submetidos ao teste de Tukey a 5% de probabilidade. Durante o inverno, não foram encontradas diferenças significativas na disponibilidade de forragem nos pontos entre renques. A partir dos resultados obtidos, tem-se que o arranjo de árvores no sentido NorteSul é promissor para condução de pastagem de capim Piatã entre renques espaçados em 30 metros. No segundo trabalho foi verificado que sistema de manejo interferiu na agregação do solo na camada 0 a 10 cm. E o sistema ILPF forneceu mais carbono orgânico ao solo em comparação ao ILP. Os sistemas ILPF e ILP incrementaram carbono orgânico no estrato subsuperficial do solo quando em comparação à pastagem degradada, porém são necessários mais anos de estudo para melhor observação dos resultados
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectILPF
dc.subjectIntegração lavoura pecuária floresta
dc.titleDisponibilidade de forragem de Brachiaria brizantha (Syn. Urochloa brizantha) cv Piatã e atributos do solo em sistema integrado.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroMatéria Orgânica
dc.subject.thesagroBrachiaria Brizantha
dc.subject.thesagroSolo
dc.description.notesOrientada por: Júlio César Salton
riaa.ainfo.id1139927
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-10
dc.contributor.institutionLENISE CASTILHO MONTEIRO, ENGENHEIRA AGRONOMA - DOUTORANDA EM AGRONOMIA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, AQUIDAUANA, MS.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
37258.pdf1.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace