Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1139958
Title: Períodos de dessecação em pré-colheita de duas cultivares de soja na região médionorte de mato grosso.
Authors: MUSSKOPF, J. I.
CAVALIERI, S. D.
RAMOS JUNIOR, E. U.
IKEDA, F. S.
FARIAS NETO, A. L. de
CAVALCANTE, B. R.
POLTRONIERI, F.
SILVA, A. de J.
METZ, L. H.
LUZ, K. W. da
SILVA, T. A. A. da
KONZEN, L. M.
PEZZINI, A. L.
Affiliation: JONATAS IRINEU MUSSKOPF, UFMT, Sinop-MT; SIDNEI DOUGLAS CAVALIERI, CNPA; EDISON ULISSES RAMOS JUNIOR, CNPSO; FERNANDA SATIE IKEDA, CPAMT; AUSTECLINIO LOPES DE FARIAS NETO, CPAMT; BRUNO RODRIGUES CAVALCANTE, UFMT, Sinop-MT; FERNANDO POLTRONIERI, UFMT, Sinop-MT; ALEIXA DE JESUS SILVA, UFMT, Sinop-MT; LUÍS HENRIQUE METZ, UFMT, Sinop-MT; KELLY WALÉRIA DA LUZ, UFMT, Sinop-MT; THALIA APARECIDA ANDRADE DA SILVA, UFMT, Sinop-MT; LUANA MANOELA KONZEN, UFMT, Sinop-MT; ANDRÉ LUIS PEZZINI, IFMT, Campo Verde-MT.
Date Issued: 2018
Citation: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 14-18.
Description: A dessecação em pré-colheita de soja é uma prática adotada para antecipar a colheita, tendo como vantagens a uniformidade e a padronização de maturação, a dessecação de plantas daninhas adultas, a eliminação de plantas daninhas jovens e o transporte de grãos com menos impurezas (Inoue et al., 2012; Santos et al., 2018). Além disso, pode contribuir para a implantação da cultura sucedânea dentro do período ideal para a região, sobretudo em casos de atraso da semeadura da oleaginosa. Por ser higroscópica,o teor de água da soja varia de acordo com a umidade do ambiente,conforme as variações da umidade relativa do ar, proporcionando expansões e contrações que causam rachaduras e enrugamento do tegumento (Lacerda et al., 2005). Junto a isso, ainda se somam as oscilações de temperatura, que aceleram a deterioração e proporcionam perdas de qualidade física, fisiológica e sanitária (Lacerda et al., 2001;Daltro et al., 2010). Teoricamente, a época ideal de dessecação da soja acontece quando a semente atinge a maturidade fisiológica no estádio R7(Lacerda et al., 2003), caracterizado pelo momento em que a semente não depende mais da planta, atingindo o máximo acúmulo de matéria seca(Carvalho;Nakagawa, 2000).Nesse contexto, considerando-se possíveis diferenças entre as cultivares de soja, objetivou-se com este estudo avaliar o impacto de períodos de dessecação em pré-colheita sobre os componentes de produção e a produtividade de grãos de duas cultivares de soja na região médio-norte de Mato Grosso.
Thesagro: Pré-Colheita
Soja
Keywords: Dessecação
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace