Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140159
Título: População de Helicotylenchus dihystera e produtividade de soja em sucessão ao milho consorciado com diferentes densidades de crotalárias.
Autoria: LUZ, K. W. da
RAMOS JUNIOR, E. U.
FALEIRO, V. de O.
KONZEN, L. M.
SILVA, T. A. A. da
FURTINI, I. V.
TARDIN, F. D.
Afiliação: KELLY WALÉRIA DA LUZ, UFMT, Sinop-MT; EDISON ULISSES RAMOS JUNIOR, CNPSO; VALERIA DE OLIVEIRA FALEIRO, CPAMT; LUANA MANOELA KONZEN, UFMT, Sinop-MT; THALIA APARECIDA ANDRADE DA SILVA, UFMT, Sinop-MT; ISABELA VOLPI FURTINI, CNPAF; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 40-43.
Conteúdo: A soja é uma das principais culturas agrícolas do mundo e, devido a sua capacidade produtiva, composição química e valor nutritivo, que propicia diversas utilizações na alimentação humana e animal, tendo assim um importante papel socioeconômico (Mauad et al., 2011). O estado de Mato Grosso é o principal produtor da oleaginosa, entretanto, seus produtores vêm enfrentando problemas com diversos tipos de nematoides, que muitas vezes passa despercebido, causando, porém, reduções significativas de produtividade. Conhecido por nematoide espiralado ou Helicotylenchus dihystera, esse nematoide ataca a cultura da soja e, nos últimos anos, tem causado preocupação aos especialistas, visto que tem sido relatado em altas populações em diversas lavouras. De acordo com Kirsch (2016), essa espécie de nematoide, quando sozinho, não causa danos às culturas, porém se forem encontrados junto a outras espécies, como a de Pratylenchus brachyurus, por exemplo, causam declínio do sistema radicular das plantas, reduzindo muitas vezes a produtividade de grãos. Umas das alternativas encontradas para se utilizar plantas que favoreçam a redução da população de nematoides e, ao mesmo tempo, melhorem as características químicas, físicas e biológicas do solo, é o de se realizar o consórcio de crotalárias com o milho na safrinha. As crotalárias, além de favorecerem na redução das populações de nematoides para a safra principal, ainda geram aporte de nitrogênio e diversificam o sistema, favorecendo a sustentabilidade e a estabilidade produtiva. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade da soja na safra 2016/2017, em função das populações de nematoide espiralado presentes na área, quando em sucessão ao milho consorciado, com diferentes densidades de duas crotalárias na safrinha antecessora.
Thesagro: Helicotylenchus Dihystera
Produtividade
Soja
Milho
Densidade de Plantio
Crotalária
Pratylenchus Brachyurus
Nematóide
Safrinha
Palavras-chave: Sinop-MT
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace