Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140160
Título: Características de grãos de soja em sistemas integrado e solteiro.
Autoria: ANDRADE, R. dos S.
BOTELHO, S. de C. C.
MAGALHÃES, C. A. de S.
BOTELHO, F. M.
FURTINI, I. V.
Afiliação: RENATA DOS SANTOS ANDRADE, UFMT, Sinop-MT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; CIRO AUGUSTO DE SOUZA MAGALHAES, CPAMT; FERNANDO MENDES BOTELHO, UFMT, Sinop-MT; ISABELA VOLPI FURTINI, CNPAF.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 44-47.
Conteúdo: Quando o assunto é produção de grãos, o Brasil é um grande destaque mundial. O país produziu, aproximadamente, 117 milhões de toneladas de soja na safra 2017/2018, um incremento próximo de 25% em relação à safra de cinco anos atrás (Acompanhamento..., 2014; Acompanhamento..., 2018). Apesar desses números impactantes, sabe-se que não basta elevadas produções se não estão aliadas à boa qualidade de grãos. Neste meio, a pós-colheita é a responsável por avaliar se as tecnologias implantadas no campo estão surtindo efeito, e produzindo grãos de qualidade além de garantir que essa qualidade seja mantida até o consumidor final. A qualidade dos grãos é um dos fatores que tem se destacado, pois vários aspectos que a interferem são determinados durante a produção, desde o preparo do solo até a comercialização. Esses fatores atuam em paralelo com as exigências do mercado consumidor, cuja demanda concentra-se em alimentos com algumas características, como boa aparência, sabor e padronização (Vedana et al., 2016). O conhecimento e a determinação de propriedades físicas de grãos são importantes para a otimização de processos industriais, estudos de aerodinâmicas, além de dimensionamento de equipamentos utilizados nas operações de colheita e pós-colheita. As propriedades físicas são influenciadas diretamente pelo processo de secagem visto sua relação direta com o teor de água do grão (Resende et al., 2008). No caso de produção de soja em sistemas integrados, como por exemplo, sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), há escassez de informações a respeito da qualidade de grãos produzidos em tais sistemas. Estudos desta natureza são fundamentais para se conhecer possíveis alterações na qualidade de grãos e como isso impactará em toda a cadeia produtiva e acesso a mercados consumidores mais exigentes. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de um sistema de integração lavoura-pecuária-floresta nas propriedades físicas e fisiológicas de grãos de soja em relação àqueles cultivados em sistema solteiro.
Thesagro: Grão
Soja
Sistema de Produção
Monocultura
Palavras-chave: Sistema integrado de produção
Sistema solteiro
Integração lavoura-pecuária-floresta
ILPF
Cultivar
BRS 7780 IPRO
Sinop-MT
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-sccb-caracteristicas-graos-soja-sistemas-integrados-solteiro-p-44-47.pdf315,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace