Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorENDLER, T. B.
dc.contributor.authorBOTELHO, F. M.
dc.contributor.authorANDRADE, R. dos S.
dc.contributor.authorBOTELHO, S. de C. C.
dc.contributor.authorNASCIMENTO, J. S. A. do
dc.date.accessioned2022-02-17T02:02:07Z-
dc.date.available2022-02-17T02:02:07Z-
dc.date.created2022-02-16
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 53-56.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140162-
dc.descriptionO girassol é uma cultura anual e normalmente utilizada no Brasil na segunda safra. Segundo USDA (2018) na safra de 2016/2017 a área plantada no mundo era de 25,36 milhões de hectares que resultaram em uma produção em torno de 47,85 milhões de toneladas. Já a produção nacional de girassol, para a safra de 2016/2017, esteve torno de 103,7 mil toneladas, (Conab, 2018). Os grãos, de modo geral, são colhidos com um teor de água muito acima da recomendada para o seu armazenamento. Dessa forma a secagem se torna uma operação imprescindível uma vez que ela proporciona a perda de água excedente dos grãos, possibilitando a conservação do produto. Todavia, esse processo pode promover mudanças físicas na estrutura do mesmo, ocasionando perda qualitativa dos grãos (Botelho et al., 2015). O estudo das propriedades físicas de grãos e sementes, e dos fatores que as influenciam, é um ponto relevante quando se trata de conservação adequada dos produtos e também para o dimensionamento, construção, aprimoramento e utilização de equipamentos para a colheita e pós colheita (Mir et al., 2013) e avaliação de qualidade. Assim objetivo principal deste trabalho foi avaliar os efeitos da secagem em diferentes temperaturas do ar sobre as propriedades físicas de grãos de girassol.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCultivar M734
dc.subjectCultivar Altis
dc.subjectTeor de água
dc.subjectSinop-MT
dc.titlePropriedades físicas de grãos de girassol: efeito da temperaturas de secagem.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroPropriedade Físico-Química
dc.subject.thesagroGrão
dc.subject.thesagroGirassol
dc.subject.thesagroTemperatura
dc.subject.thesagroSecagem
riaa.ainfo.id1140162
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-16
dc.contributor.institutionTHAIS BELE ENDLER, UFMT, Sinop-MT; FERNANDO MENDES BOTELHO, UFMT, Sinop-MT; RENATA DOS SANTOS ANDRADE, UFMT, Sinop-MT; SILVIA DE CARVALHO CAMPOS BOTELHO, CPAMT; JOHAN STEIMBACK ARRUDA DO NASCIMENTO, UFMT, Sinop-MT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-sccb-propriedade-fisica-graos-girassol-efeito-temperatura-secagem-p-53-56.pdf451.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace