Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140165
Título: Análise da qualidade da biomassa de genótipos de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) em Lucas do Rio Verde, MT.
Autoria: DANZER, G. C.
OLIVEIRA, K. P. de
MARQUES, J. A. de B.
NOGUEIRA, R. M.
SILVA, A. J. R.
SILVA, V. Q. R. da
Afiliação: GABRIELA CRISTINA DANZER, UFMT, Sinop-MT; KARINNA PINHEIRO DE OLIVEIRA, UFMT, Sinop-MT; JAIRO ALEX DE BARROS MARQUES, UFMT, Sinop-MT; ROBERTA MARTINS NOGUEIRA, UFMT, Sinop-MT; ADAILTHON JORDAN RODRIGUES SILVA, UFMT, Sinop-MT; VANESSA QUITETE RIBEIRO DA SILVA, CPAMT.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 65-68.
Conteúdo: O capim-elefante é uma gramínea tropical de origem africana capaz de se adaptar às condições edafoclimáticas de quase todo o país. Sua alta produtividade tem despertado muito interesse no setor energético (Ledo et al., 2003; Quesada et al., 2004). A biomassa vegetal representa uma das mais abundantes e promissoras alternativas de matéria-prima com base em fontes de energia limpa e renovável. O potencial produtivo do capim-elefante, tem estimulado seu melhoramento genético (Souza Sobrinho et al., 2005a). É importante que a avaliação de genótipos seja regional e estacional, para conhecer a interação genótipo e ambiente na espécie (Barbosa et al., 1995; Freitas et al., 2000). No Brasil, algumas tendências já podem ser observadas na participação da biomassa para geração de energia. Analisando-se as energias renováveis brasileiras, identificam-se as potencialidades da biomassa, que não se restringem às fontes madeireiras e bagaço de cana, tão tradicionais e relevantes, é preciso evidenciar outras biomassas promissoras, de alto valor energético, capazes de gerar energia competitiva e sustentável. Existe um enorme potencial territorial e de abundância de matérias-primas a serem exploradas como biomassa geradora de energia no Brasil (Milles, 2008), e uma delas é a cultura do capim elefante, em razão de seu elevado potencial de produção de biomassa e adaptabilidade a clima e solo de diferentes regiões do país. Estudos apontam que 10% da energia mundial se originam da biomassa, podendo atingir até o final do século XXI, a 20% de toda a energia produzida pela humanidade (Goldemberg, 2009). Diante desse contexto, objetivou-se avaliar características qualitativas de biomassa de dez genótipos de capim-elefante no estado de Mato Grosso, visando caracterizar e identificar o melhor genótipo com potencial energético.
Thesagro: Biomassa
Capim Elefante
Pennisetum Purpureum
Gramínea Tropical
Genótipo
Palavras-chave: Potencial energético
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-vqrs-analise-qualidade-biomassa-genotipo-capim-elefante-lucas-rio-verde-p-65-68.pdf323,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace