Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, K. P. de
dc.contributor.authorDANZER, G. C.
dc.contributor.authorSILVA, V. Q. R. da
dc.contributor.authorNOGUEIRA, R. M.
dc.contributor.authorSILVA, A. J. R.
dc.contributor.authorMARQUES, J. A. de B.
dc.date.accessioned2022-02-17T02:03:00Z-
dc.date.available2022-02-17T02:03:00Z-
dc.date.created2022-02-16
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 69-72.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140166-
dc.descriptionSendo a madeira uma das principais e mais antigas fontes energéticas, e tendo em vista as dificuldades que o uso da mesma começou a apresentar no final dos anos 80, seja por questões ambientais, seja pela competição com usos mais nobres, como produção de pasta celulósica, construções civis estruturais e mobiliário, alternativas à madeira passaram a ser buscadas e observadas mais cuidadosamente para fins energéticos. Entre elas destacase o uso do capim elefante (Azevedo, 2003). O capim-elefante é um tipo de biomassa vegetal que desperta o interesse para fontes energéticas alternativas por ter em sua composição elevada proporção de fibras, fundamental para a geração de energia (Morais et al., 2009). Há um potencial considerável para a modernização do uso dos combustíveis de biomassa na produção de vetores energéticos convenientes, como eletricidade, gases e combustíveis automotivos, ao mesmo tempo em que se preservam usos tradicionais da biomassa. Essa modernização do uso industrial da biomassa já acontece em muitos países (Hall et al., 2005). Com isso, objetivou-se avaliar o potencial energético da biomassa de capim elefante para queima em caldeira industrial, em duas proporções diferentes de capim elefante e cavaco de madeira nativa regional, em Lucas do Rio Verde, MT.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFonte energética
dc.subjectCaldeira industrial
dc.subjectCavaco de madeira nativa
dc.subjectLuca do Rio Verde-MT
dc.titleEstudo da eficiência energética de biomassa de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum) e cavaco de madeira em caldeira industrial.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.subject.thesagroCapim Elefante
dc.subject.thesagroPennisetum Purpureum
dc.subject.thesagroCavaco
riaa.ainfo.id1140166
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-16
dc.contributor.institutionKARINNA PINHEIRO DE OLIVEIRA, UFMT, Sinop-MT; GABRIELA CRISTINA DANZER, UFMT, Sinop-MT; VANESSA QUITETE RIBEIRO DA SILVA, CPAMT; ROBERTA MARTINS NOGUEIRA, UFMT, Sinop-MT; ADAILTHON JORDAN RODRIGUES SILVA, UFMT, Sinop-MT; JAIRO ALEX DE BARROS MARQUES, UFMT, Sinop-MT.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-cpamt-vqrs-estudo-eficiencia-energetica-biomassa-capim-elefante-cavaco-madeira-caldeira-industrial-p-69-72.pdf324.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace