Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140315
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, J. A. F. dos
dc.contributor.authorSILVA, B. R. da
dc.contributor.authorPETTER, F. A.
dc.contributor.authorMORALES, M. M.
dc.date.accessioned2022-02-23T02:00:46Z-
dc.date.available2022-02-23T02:00:46Z-
dc.date.created2022-02-22
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 157-160.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140315-
dc.descriptionO carbono pirogênico (CPy) é formado durante a combustão incompleta de biomassas e possui grande interesse científico por estar associado a fertilidade do solo e no combate ao aquecimento global e poluição ambiental (Sánchez-García et al., 2013; Cernansky, 2015). A decomposição do CPy por ácido nítrico sob alta temperatura e pressão produz um conjunto de produtos de degradação aromática, os ácidos benzenopolicarboxílicos (BPCAs). Deste modo, os BPCAs permitem quantificar o CPy no solo além de cooperar no entendimento de formação e comportamento deste material (Schneider et al., 2011). Os BPCAs podem ser analisados por cromatografia gasosa (GC) ou por cromatografia líquida (LC), sendo este primeiro o mais utilizado. Entretanto, a análise por LC tem demonstrado em alguns estudos maiores vantagens e benefícios em razão do menor número de etapas na preparação da amostra, minimizando fontes de erros e perdas sistemáticas (Schneider et al., 2011; Hindersmann; Achten, 2017). Desta forma, objetivou-se avaliar o método de análise por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência acoplada a Espectrometria de Massas Sequencial (LC-MS/MS) em comparação ao método por Cromatografia Gasosa Acoplada a Espectrometria de Massas (GC-MS), de acordo com a caracterização de BPCAs em amostras de Latossolo e Plintossolo tratados com doses de biocarvão (BC).
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCromatografia líquida
dc.subjectEspectrometria de massas sequencial
dc.subjectLC-MS/MS
dc.subjectCarbono pirogênico
dc.subjectPlintossolo
dc.subjectBiocarvão
dc.titleDesenvolvimento de metodologia analítica por cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrometria de massas sequencial (LC-MS/MS) para determinação de carbono pirogênico em amostras de solo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCromatografia
dc.subject.thesagroEspectrometria
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroLatossolo
riaa.ainfo.id1140315
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-22
dc.contributor.institutionJUSSANE ANTUNES FOGAÇA DOS SANTOS, UFMT, Sinop-MT; BRUNO RAFAEL DA SILVA, CPAMT; FABIANO ANDRÉ PETTER, UFMT, Sinop-MT; MARINA MOURA MORALES, CNPF.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace