Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPEREIRA, M. C.
dc.contributor.authorBEHLING, M.
dc.contributor.authorMATOS, E. da S.
dc.contributor.authorBOTIN, A. A.
dc.contributor.authorCAMARGO, D.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, I. R. de
dc.contributor.authorGONÇALVES, J. L. de M.
dc.contributor.authorBOUILLET, J. D.
dc.date.accessioned2022-02-23T18:02:33Z-
dc.date.available2022-02-23T18:02:33Z-
dc.date.created2022-02-23
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 195-198.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140353-
dc.descriptionA pesquisa por sistemas conservacionistas que contribuam para a proteção e manutenção das propriedades do solo tem direcionado o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo, dentre elas os plantios florestais mistos. Muitos estudos têm investigado o uso da Acacia mangium Willd. em plantios mistos com Eucalyptus spp (Bouillet et al., 2013; Santos et al., 2016). Pertencente à família Fabaceae, a A. mangium apresenta simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio, aumentando a quantidade e disponibilidade deste nutriente no solo através da produção de serapilheira com maior teor de nitrogênio (Forrester et al., 2006). O processo de senescência de partes das plantas, que dá origem a formação da serapilheira, é caracterizado por mudanças metabólicas associadas à fisiologia das espécies e respostas a estímulos provenientes do ambiente, como o fotoperíodo, temperatura e precipitação pluvial. A escolha, densidade e arranjo de espécies nos plantios florestais também pode influenciar na sazonalidade, quantidade e qualidade da serapilheira produzida (Andrade et al., 2003). Os estudos com sistemas silviculturais com plantios mistos na região de transição Cerrado/Floresta Amazônica ainda são incipientes, diante disto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de dois arranjos de plantio misto de E. urograndis e A. mangium sobre o aporte de serapilheira, uma vez que estes se tornam importantes mecanismos de aumento no potencial produtivo desses plantios por meio da ciclagem de nutrientes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiclagem de nutriente
dc.subjectBioma cerrado
dc.subjectFloresta amazônica
dc.subjectPlantio misto
dc.titleAporte de serapilheira em plantios mistos de eucalipto e acacia na região de transição entre os biomas cerrado e floresta amazônica.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSerapilheira
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroAcácia
dc.subject.thesagroLatossolo Vermelho Amarelo
dc.subject.nalthesaurusEucalyptus
dc.subject.nalthesaurusAcacia mangium
dc.subject.nalthesaurusFabaceae
riaa.ainfo.id1140353
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-23
dc.contributor.institutionMURILO CAMPOS PEREIRA, UFMT, Sinop-MT; MAUREL BEHLING, CPAMT; EDUARDO DA SILVA MATOS, CPAMT; ANDRÉIA ALVES BOTIN, UFMT, Cuiabá-MT; DIEGO CAMARGO, UFMT, Sinop-MT; IVANKA ROSADA DE OLIVEIRA, USP-ESALQ, Piracicaba-SP; JOSÉ LEONARDO DE MORAES GONÇALVES, USP-ESALQ, Piracicaba-SP; JEAN-PIERRE DANIEL BOUILLET, CIRAD, Piracicaba-SP.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace