Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140355
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorPEREIRA, M. C.
dc.contributor.authorBEHLING, M.
dc.contributor.authorMATOS, E. da S.
dc.contributor.authorBOTIN, A. A.
dc.contributor.authorCAMARGO, D.
dc.contributor.authorRAISER, A. L.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, I. R. de
dc.contributor.authorGONÇALVES, J. L. de M.
dc.contributor.authorBOUILLET, J. D.
dc.date.accessioned2022-02-23T19:00:42Z-
dc.date.available2022-02-23T19:00:42Z-
dc.date.created2022-02-23
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS, 2.; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 7., 2018. Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2018. p. 199-202.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1140355-
dc.descriptionO eucalipto é o gênero mais plantado no mundo. De forma geral os plantios se caracterizam por constituírem maciços florestais homogêneos, de ciclos de cortes curtos e rotações sucessivas. Nos últimos anos esses sistemas de cultivo têm sido questionados quanto à sustentabilidade, uma vez que as elevada exportações de nutrientes e depleção dos estoques de nitrogênio (N) do solo, fazem com que se torne cada vez mais difícil aumentar ou manter a produtividade nesses plantios após sucessivas rotações (Bini et al., 2013; Epron et al., 2013). A reposição do N exportado com a colheita da biomassa por meio da fertilização mineral é uma atividade muito onerosa e pouco se sabe a respeito das perdas por volatilização da amônia, emissão de óxidos de nitrogênio e lixiviação de nitratos, que podem comprometer a qualidade ambiental das áreas, a rentabilidade e a produtividade das futuras rotações (Fisher; Binkley, 2000; Laclau et al., 2008). Nesse contexto, os plantios mistos surgem como alternativa de reposição de N através do plantio do eucalipto em consórcio com leguminosas arbóreas fixadoras de nitrogênio, sendo a Acacia mangium uma das espécies mais utilizadas nesses plantios (Brockerhoff et al., 2013; Santos et al., 2017). A presença do N no solo, sob formas orgânicas ou minerais disponíveis para as plantas está vinculada à qualidade e quantidade dos resíduos vegetais aportados ao solo (Pegoraro et al., 2016). Diante disto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o aporte de nitrogênio via serapilheira em dois arranjos de plantio misto de E. urograndis e A. mangium, para verificar o potencial desses sistemas na ciclagem desse nutriente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPlantio misto
dc.subjectBioma cerrado
dc.subjectFloresta amazônica
dc.subjectAporte de nitrogênio
dc.subjectSinop-MT
dc.titleAporte de nitrogênio via serapilheira em plantios mistos de Eucalipto e Acácia na região de transição entre os biomas cerrado e floresta amazônica.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.subject.thesagroSerapilheira
dc.subject.thesagroEucalipto
dc.subject.thesagroAcácia
dc.subject.nalthesaurusEucalyptus
dc.subject.nalthesaurusAcacia mangium
riaa.ainfo.id1140355
riaa.ainfo.lastupdate2022-02-23
dc.contributor.institutionMURILO CAMPOS PEREIRA, UFMT, Sinop-MT; MAUREL BEHLING, CPAMT; EDUARDO DA SILVA MATOS, CPAMT; ANDRÉIA ALVES BOTIN, UFMT, Cuiabá-MT; DIEGO CAMARGO, UFMT, Sinop-MT; ALEXIA LORENZI RAISER, UFMT, Sinop-MT; IVANKA ROSADA DE OLIVEIRA, USP-ESALQ, Piracicaba-SP; JOSÉ LEONARDO DE MORAES GONÇALVES, USP-ESALQ, Piracicaba-SP; JEAN-PIERRE DANIEL BOUILLET, CIRAD, Piracicaba-SP.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAMT)


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace